Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-18"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Business intelligence como suporte ao processo de tomada de decisão nas organizaçõesPublication . Ferreira, Maria Inês Campante de Maciel Andrade; Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente Oliveira; Gonçalves, Maria José AngélicoO aparecimento de novas tecnologias foi essencial para que houvesse um desenvolvimento digital da sociedade contemporânea. A transformação digital permitiu a criação de novos negócios disruptivos bem como, tendo por base os sistemas de informação que permitiram às organizações, a obtenção de vantagens estratégicas e a extração de valor do gigantesco volume de dados que flui diariamente nos seus sistemas de informação. A análise eficiente e eficaz destes dados de forma a sustentar o processo de tomada de decisão dos decisores, que se designa de Business Intelligence constitui o foco do trabalho desenvolvido nesta dissertação. Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto do uso de ferramentas de Business Intelligence no Processo de Tomada de Decisão nas Organizações mais especificamente na área do Marketing de Vendas. Na revisão de literatura da área, para além da definição dos principais conceitos das áreas estudo, foram identificados os Key Performance Indicators (KPI) aplicados à área do Marketing de Vendas e efetuado um estudo comparativo de diversas ferramentas de Business Intelligence existentes no mercado. A metodologia aplicada para a concretização do objetivo do estudo foi a metodologia de Vercellis. Foi usado um conjunto de dados disponíveis na web da área de Marketing de Vendas - SuperDataScience, uma plataforma educacional online, onde e de acordo com a informação disponível se pode implementar um conjunto de KPIs prementes para o processo de decisão do negócio na área. Utilizando os dados referidos implementou-se uma solução completa de um Sistema de Business Intelligence. Assim, foi criado um Data Warehouse, através do processo ETL (Extract-Transform Load) e por fim os dados foram explorados através de um conjunto de dashboards tendo em vista as métricas de negócio já estudadas. Os resultados obtidos evidenciaram que a utilização de sistemas de Business Intelligence que permitem a integração e transformação de um conjunto de dados de várias fontes, armazenados em Data Warehouses, onde é possível implementar KPI’s e efetuar análises gráficas rápidas, concisas, de interpretação fácil e com informação atualizada em tempo real, sendo, por isso, ferramentas de apoio à tomada de decisão de excelência.