Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-13"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Smartphone-based video analysis for guiding shoulder therapeutic exercises: concurrent validity for movement quality controlPublication . Lopes, Maria; Melo, Ana S. C.; Cunha, Bruno; Sousa, Andreia S. P.Neuromuscular re-education through therapeutic exercise has a determinant role in chronic shoulder pain rehabilitation. Smartphones are an interesting strategy to extend the rehabilitation to a home-based scenario as it can increase the attraction and involvement of users by providing feedback. Objective: To analyze the concurrent validity of a smartphone’s application based on 2D video analysis against the gold-standard 3D optoelectronic system for assessing movement quality during upper limb therapeutic exercises. Methods: Fifteen young adults were evaluated while executing two different shoulder exercises with a smartphone’s 2D video and a 3D optoelectronic system simultaneously in two conditions: (1) with the supervision and instructions of a physiotherapist (guided exercise), and (2) without the feedback of the physiotherapist (non-guided exercise). The data obtained during the guided and non-guided exercises were compared to calculate the movement quality index based on the approximation of the non-guided exercise to the guided exercise for the head, trunk, and shoulder’s range of movement. The agreement of the movement quality index assessed with the smartphone application and the optoelectronic system was carried out through Bland–Altman analysis. Results: The Bland–Altman analysis indicates the range of agreement and bias tendency. This tendency demonstrates that the percentage of difference between the two methods increases as the movement quality index decreases. Conclusions: There is agreement between the movement quality evaluated by a gold-standard method and the developed application, although the proposed method appears to have less sensitivity for evaluating movements with lower quality index.
- Técnicas de encriptação e anonimização para Big DataPublication . Marques, David Miguel Coutinho; Pereira, Ana Maria Dias MadureiraO objetivo desta dissertação é investigar várias estratégias que podem ser utilizadas para encriptar e ocultar as identidades em grandes dados (Big Data). Uma vez que os sistemas de Big Data estão a tornar-se mais predominantes numa vasta gama de indústrias, a proteção da confidencialidade dos dados sensíveis tem surgido como uma das preocupações mais prementes nos dias de hoje. A encriptação e a anonimização de dados são duas formas típicas utilizadas para preservar a privacidade dos dados em contextos que fazem uso intensivo de Big Data. Esta dissertação começa com uma visão exaustiva e análise detalhada dos diferentes métodos de encriptação e de anonimização que são amplamente utilizados na área de Big Data. Nesta visão geral, tanto os métodos clássicos de encriptação como a encriptação simétrica e assimétrica, assim como as estratégias modernas de encriptação como a encriptação homomorphic e a encriptação baseada em atributos, são discutidos em detalhe. De forma semelhante, uma grande variedade de estratégias de anonimização, tais como k-anonymity, l-diversity, e t-closeness, são examinadas em pormenor. Após a conclusão da avaliação, estas estratégias de encriptação e anonimização são analisa das e contrastadas, tendo em consideração os seus benefícios, inconvenientes e aplicabilidade a uma variedade de situações de Big Data. No decurso da investigação, são considerados fatores como a sobrecarga computacional, a utilidade dos dados, e a resistência ao ataque. Além disso, a dissertação contém uma secção prática na qual as técnicas de encriptação e de anonimização escolhidas são implementadas e avaliadas num conjunto de dados de Big Data. A avaliação inclui métricas de desempenho tais como tempo de encriptação/desencriptação de dados, perda de dados durante a anonimização, e a capacidade da anonimização para preservar a utilidade dos dados. Os resultados desta dissertação contribuem para um melhor conhecimento das estratégias de encriptação e anonimização de Big Data, e também dão aos investigadores e profissionais informações sobre como escolher as abordagens mais adequadas para proteger dados sensí veis em ambientes que utilizam de Big Data. Ao considerar estratégias de encriptação e de anonimização para uma variedade de casos de utilizam Big Data, os resultados ressaltam a importância de encontrar um equilíbrio adequado entre a proteção de dados e o seu potencial uso.
- Caracterização e comportamento de cremes de proteção de mãos na exposição a solventes orgânicos na indústria do calçadoPublication . Sousa, Oriana Catarina Gouveia; Silva, Manuela Vieira daA indústria do calçado é uma das indústrias a nível nacional que emprega mais trabalhadores e que se encontra mais distribuída na zona norte do país. Nesta atividade profissional, os trabalhadores estão expostos a diversos riscos profissionais, sendo o risco químico o mais prevalente neste trabalho devido principalmente às tarefas manuais como a preparação, costura e acabamentos. Nestas tarefas, existe a utilização de colas e vernizes que contêm solventes orgânicos, compostos que acarretam efeitos para a saúde. O presente trabalho tem como principais objetivos caracterizar os cremes de proteção de mãos e estudar o sem comportamento em contato com colas, de forma a compreender se reduzem a exposição dérmica dos trabalhadores a solventes orgânicos presentes em colas. Os cremes de proteção de mãos em análise foram caracterizados pela sua composição e segurança dos compostos e foram avaliados quanto às suas características organoléticas e à sua estabilidade físico-química e microbiológica. Para além disso, foi realizada uma avaliação qualitativa do comportamento dos cremes de proteção de mãos em contacto com as colas e uma avaliação quantitativa exclusiva à determinação da concentração de tolueno absorvido num filtro depois do contacto com a cola e creme protetor. Na análise dos cremes de proteção de mãos foi demonstrado que todos cumprem com o Regulamento (CE) nº 1223/2009, apresentam as características organoléticas previstas em fichas de dados de segurança (FDS) e fichas técnicas, encontram-se estáveis ao nível físico-químico e microbiológico, com exceção do creme A, que apresentou presença de contaminação bacteriana. Quanto à avaliação qualitativa demonstrou-se que a maioria dos cremes de proteção de mãos se dissolvem com as colas, mas em diferentes tempos de contacto, o que demonstra a existência de um potencial atraso no contacto do trabalhador com a cola e as suas substâncias químicas presentes, sendo os cremes de proteção C e D com maior desempenho. No caso específico do tolueno absorvido no filtro após o contacto com cola e creme protetor (simulação da exposição dérmica), verificou-se que na exposição, inicialmente, existem maiores concentrações, que vão diminuindo ao longo do tempo. O presente estudo revelou que os cremes protetores, se devidamente bem aplicados, poderão ser uma ajuda no atraso do contacto dos solventes orgânicos com a epiderme das mãos dos trabalhadores, no entanto, deverão ser desenvolvidos mais estudos sobre as práticas de aplicação e utilização, assim como, de biomonitorização dos indicadores nos trabalhadores expostos.
- Tumores foliculares da tiróide: comparação de métodos de disseção macroscópicaPublication . Freire, Catarina Alexandra de Almeida Silva; Pereira, Fernanda Cristina Rodrigues Malhão; Vieira, Ana Filipa QuintelaOs carcinomas foliculares da tiroide representam 15% dos tumores primários da tiroide. Para o diagnóstico diferencial entre carcinoma e adenoma folicular, é necessária uma avaliação histológica de toda a cápsula, uma vez que o critério de distinção é a invasão capsular ou angioinvasão. O principal objetivo deste estudo é descrever, comparar e aplicar diferentes métodos de disseção macroscópica em tumores foliculares da tiroide. Como objetivo secundário pretende-se melhorar o modelo pré-definido de descrição macroscópica da tiroide, existente no serviço de Anatomia Patológica (AP) do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) e criar um novo apenas direcionado à disseção de tumores foliculares da tiroide. Após a pesquisa bibliográfica, foram encontrados 3 métodos: método transversal-convencional (mais utilizado); método transversal-vertical modificado, ainda é pouco utilizado, mas apresenta uma presumível melhoria na deteção da invasão capsular, e o método de disseção macroscópica aplicado em tumores foliculares maiores que 2 cm de diâmetro. Todos os métodos apresentaram vantagens e desvantagens aquando da sua aplicação. Foram efetuadas algumas melhorias ao modelo atual de descrição macroscópica da tiroide no serviço de AP do HDES. Foi também criado um modelo específico para a disseção de tumores foliculares da tiroide baseado no método transversal-vertical modificado para que este seja utilizado futuramente aplicado validado no laboratório.
- Influência de um programa de exercícios escapulares nas propriedades viscoelásticas, dor e função em indivíduos com dor crónica de ombro: estudo pré-experimentalPublication . Soares, Ana Luísa Moreira Jorge; Sousa, AndreiaAlterações nas propriedades viscoelásticas dos músculos escapulares têm sido associadas a dor crónica do ombro. Avaliar a influência de um programa de exercício nas propriedades viscoelásticas de músculos escapulares, dor e função de indivíduos com dor no ombro. 18 participantes com dor crónica do ombro, foram avaliados antes e após um programa de exercício terapêutico de 8 semanas, focado nos músculos escapulares. Com recurso à miotonometria, avaliou-se o stiffness,tónus e elasticidade dos músculos trapézio superior (TS), médio (TM) e inferior (TI), elevador da escápula (EE) e serrátil anterior (SA), aquando da contração isométrica, para manutenção de posição de 90º de elevação do ombro no plano da omoplata. A dor foi avaliada através de Escala Numérica da Dor e a função com a Shoulder Pain and Disability Index. Avaliou-se ainda a perceção global de mudança através da Escala de Perceção Global de Melhoria. Verificou-se uma redução significativa do stiffness (-59.4 ± 88.3, p=0.011) e tónus (-1.6 ± 2.4, p= 0.013) do TM e elasticidade do SA (-0.2 ± 0.3, p= 0.007). Observou-se ainda redução significativa da dor (-3.9 ± 1.7, p < .001) e aumento significativo da função (-22.9 ± 1.6, p<0.001). A maioria dos participantes (94.4%) consideraram estar “Melhor com mudança”. O programa de exercícios escapular levou a diminuição do stiffness e tónus do TM, da elasticidade do SA, acompanhado de uma redução da dor, melhoria da função e perceção de melhoria.
- Advancing the understanding of pupil size variation in occupational safety and health: a systematic review and evaluation of open-source methodologiesPublication . Ferreira, Daniela Filipa Campos; Rodrigues, Matilde AlexandraPupil size can be used as an important biomarker of occupational risks. In recent years, there has been an increase in the development of open-source tools dedicated to obtaining and measuring pupil diameter. However, the appropriateness of these tools to be used in occupational settings is yet not clear. This study explores the importance of pupil size variation as a biomarker for occupational risks and review existing open-source methods to assess their potential applicability in research and occupational settings, aiming to prevent accidents and improve worker’s health and performance. To this end, a two-phase systematic literature review was carried out in the Web of ScienceTM, Science Direct® and Scopus® databases. For the relevance of monitoring pupil size variation in occupational settings, 15 articles were included. The articles were divided into three groups: mental workload, occupational stress, and mental fatigue. In most of them, pupil dilation increased with workload enhancement, and with higher levels of stress. With regards to fatigue, as far it was observed its increase, a decrease in pupil size was noticed. In what regards to the open-source methodologies, 16 articles were identified, which were separated into two categories: algorithms and software. For algorithms, the convolutional neural networks had better performance. Considering the software group and the previous results, MEYE, which can use a computer webcam, should be the best open-source system option to be used in occupational settings. This feature positions MEYE as a particularly practical tool for workers in stable environments, like those of developers and administrators.
- Estratégia De Implantação Multifacetada Para Componentes Microsoft InterligadosPublication . Silva, Marta Filipa Magalhães da; Bettencourt, Nuno Miguel GomesA tecnologia de baixo código (ou low-code) tem testemunhado um aumento notá vel na sua popularidade, pois torna o processo de desenvolvimento de aplicações mais ágil e requer menos conhecimento técnico. Dentro deste cenário, a Microsoft Power Platform oferece uma variedade de módulos que podem ser integrados har moniosamente para criar soluções robustas. Diante dessa realidade, surge o desafio de implantar essas soluções de maneira automatizada, tendo em consideração não apenas os componentes de baixo código, mas também os artefactos de alto código (ou high-code) usados na expansão da plataforma. Esta dissertação tem como principal objetivo o planeamento e a construção de uma solução que viabilize a implantação automática de soluções na Microsoft Power Platform, tendo o Microsoft Azure DevOps como plataforma hospedeira e parceiro essencial durante o processo de desenvolvimento. Foca-se na integração e interde pendência de componentes Power BI incorporados em Model-driven Applications, procurando reduzir ou eliminar tarefas manuais associadas à instalação desses arte factos. Para analisar a solução proposta, foi desenvolvido um modelo de maturidade que compara o estado anterior da implementação com a nova abordagem. Além disso, são aplicadas métricas específicas para avaliar o desempenho e a eficiência desse tipo de solução, permitindo uma reflexão aprofundada sobre seus benefícios e impactos.
- Desenvolvimento de aplicação híbrida para auto-gestão de Saúde MentalPublication . Ferreira, Carlos Daniel Santos Pinto; Martins, António Constantino LopesMental illnesses represent a substantial global burden, affecting numerous individuals and challenging healthcare systems. However, technology emerges as a powerful ally in addressing these challenges. Through digital platforms, online communities, and telehealth solutions, it provides accessible means for early detection, support, and treatment of mental health conditions. As technology advances, its ability to alleviate the global impact of mental illnesses becomes increasingly evident, offering prospects for enhancing mental well-being on a global scale. This dissertation delves into the field of mental health applications and aims to analyse and develop an application designed for the self-management of mental health issues, with a focus on Alzheimer's disease and related dementias. Furthermore, the system is intended to offer an intuitive interface to minimize user confusion and provide access to specific activities such as exercises, mental games, recipes, and a gallery where users can store and revisit memories. Through evaluations and conclusions, the results of the resulting application are described, along with suggestions for improvement and future work to be undertaken.
- Atividade antioxidante e hepatoprotetora de extratos da alga Undaria pinnatifidia (Wakame)Publication . Cruz, Beatriz Manuela Dias; Pinho, Cláudia Marta Libreiro deO consumo de algas marinhas aumentou nos últimos anos. As algas possuem compostos bioativos, incluindo polissacáridos sulfatados, polifenóis, e pigmentos naturais, empregues na saúde humana e animal. A alga Undaria pinnatifida, uma espécie invasora tem demonstrado várias atividades biológicas. Face à procura crescente de novos agentes antioxidantes, uma opção pode ser o estudo de algas. Avaliar a atividade antioxidante, in vitro, de extratos de U. pinnatifida recorrendo a diferentes técnicas extrativas e solventes. Estudo experimental com obtenção de extratos aquosos e etanólicos de U. pinnatifida para avaliação de atividades in vitro, nomeadamente, a atividade antioxidante (ensaio do DPPH, ferrozina, H2O2 e ABTS) e a atividade hepatoprotetora em células HepG2. Determinouse o teor de compostos fenólicos e de flavonoides. O extrato etanólico apresentou os melhores resultados no ensaio do DPPH (IC50= 46,8 ± 1,8 μg/mL), do H2O2 (IC50= 4,8 ± 0,2 μg/mL), no teor de compostos fenólicos (29,4 ± 0,0 mg GAE/g) e flavonoides (2,8 ± 0,3 mg QE/g). O extrato etanólico demonstrou um efeito protetor nas células que pode estar associado à indução de defesas antioxidantes intracelulares. Os resultados, em particular para o extrato etanólico, demonstram uma potencial atividade antioxidante e hepatoprotetora, providenciando uma base para estudos futuros, no sentido de elucidar os compostos presentes e mecanismos de ação dos extratos.
- Riscos psicossociais no trabalho remoto: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Ribeiro, Hugo Miguel da Silva; Carvalhais, Carlos Alberto Alves; Santos, Joana Carvalho dosA introdução das novas tecnologias de informação e comunicação nas relações laborais e o seu uso crescente sem regulação específica, traduzem-se na génese de novos desafios em matéria de segurança e saúde no trabalho são uma nova problemática da era atual. Os dois principais objetivos deste estudo são: compreender os efeitos na saúde relacionados com o trabalho remoto com a agravante da pandemia COVID-19 e identificar os riscos psicossociais para a saúde que decorrem do trabalho remoto, através de uma revisão sistemática da literatura. Para realizar a revisão da literatura, recorreu-se à metodologia PRISMA na base Web of Science, que pesquisa simultaneamente em quatro bases de dados distintas, nomeadamente Web of Science Core Collection; Medline; Scielo e Current Content Connect e PubMed. No decurso da análise dos dezoito artigos que compõem o trabalho, os principais resultados obtidos são: um elevado grau de satisfação na modalidade do trabalho remoto devido a sensação de liberdade e flexibilização laboral, uma maior sensação de sobrecarga laboral no género feminino, devido a jornada dupla de trabalho e um maior impacto ao nível psicossocial gerado no período da COVID-19. As conclusões obtidas na presente revisão sistemática da literatura, realçam que os riscos psicossociais para a saúde no trabalho remoto estão relacionados com as características individuais do trabalho e com as políticas organizacionais. A pandemia da COVID-19 assumiu um papel com grande relevância na imposição quase que obrigatória da migração do trabalho tradicional e isso foi um ponto fulcral para o aumento do aparecimento de condições de trabalho que agravaram a exposição a fatores de risco psicossociais nos locais de trabalho.