Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-06"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Risco e insolvência bancáriaPublication . Rocha, Beatriz Couto; Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal; Rocha, Ana Paula MarquesSob o pretexto de forte globalização da economia, ano após ano, todos os agentes económicos se veem obrigados a cumprir com as exigências acrescidas, fruto do crescimento tecnológico e de informação, o qual o setor bancário também não foi excluído. O risco é algo que todos os agentes económicos enfretam no seu quotidiano, largamente impactado pelo contexto sócio-económico no qual estão inseridos e como tal, estão expostos a inúmeros riscos e desafios. Dada a pertinência do setor bancário para a economia mundial, é fulcral manter a estabilidade financeira e mitigar, o mais possível, os riscos inerentes à sua atividade. Os episódios de insolvência bancária têm aumentado nos últimos anos, por diversas razões, e poucas são as regiões do mundo que não conseguiram escapar a perdas significativas. Este tema, do risco que as instituições financeiras abarcam e o desenlaçar de instituições de crédito com insuficiência de capital, vem demonstrando especial relevância na nossa sociedade, na sequência de várias crises e escandâlos financeiros ocorridos em Portugal, mas também, no resto do mundo, afetando todos os agentes económicos. Esta dissertação vem assim aprofundar o contexto do risco bancário e de como uma instituição financeira pode entrar em insolvência pelas diversas razões. No seu seguimento é feita uma pequena abordagem pela supervisão realizada pelas autoridades competentes, bem como imposições regulamentares impostas ao longo do tempo. Através da metodologia utilizada - o método quantitativo - os resultados são obtidos através dos relatórios e contas dos bancos de forma a perceber a aplicabilidade de modelos de previsão de falência bancária. Após a análise da eficácia de previsão do modelo selecionado, foram aplicadas cinco variáveis, sendo indicadores pertinentes na esfera bancária atual, para verificação da relação entre o modelo e as respetivas variáveis.
- Perceção e satisfação do cliente sobre a intervenção da fisioterapia dermatofuncional no pós-operatório de cirurgia plásticaPublication . Antunes, Mafalda Silva; Santos, Paula Clara Ribeiro; Pinho, Andreia Raquel Santos Noites Soares deA Fisioterapia Dermatofuncional desempenha um papel fundamental no pós-operatório (PO) de cirurgia plástica. Apesar de já ser reconhecida internacionalmente, não existem estudos em Portugal sobre este tema. Avaliar a existência de intervenção da Fisioterapia Dermatofuncional no PO de cirurgia plástica nos diferentes contextos, e a perceção e satisfação dos mesmos sobre a intervenção. Estudo observacional descritivo transversal realizado numa amostra de conveniência de pessoas que realizaram pelo menos uma cirurgia plástica nos últimos 5 anos em Portugal. Foi utilizado um questionário de autopreenchimento online, elaborados pelos investigadores para avaliar a intervenção da fisioterapia dermatofuncional e satisfação do cliente. 394 questionários validados. A amostra foi composta maioritariamente por mulheres, com média de idades de 38,44±10,78. A maioria foi acompanhada por um fisioterapeuta dermatofuncional no PO (60,4%), respondendo estar “Muito Satisfeito” em relação à intervenção do fisioterapeuta. Adicionalmente, a maioria já tinha conhecimento deste acompanhamento previamente à cirurgia (76,5%). O Fisioterapeuta Dermatofuncional é o profissional que mais acompanha o cliente no PO de cirurgia plástica em clínica privada. Além disso, a maioria já conhecia o papel do fisioterapeuta neste contexto e mostrou-se muito satisfeita com o seu acompanhamento. São necessários estudos sobre a intervenção do Fisioterapeuta Dermatofuncional no PO de cirurgias plásticas realizadas em contexto hospitalar.
- Vias moleculares comuns ligadas às doenças pulmonares intersticiais com fenótipo fibrosante progressivo: o papel da variante promotora MUC5BPublication . Gonçalves, Melany Patrícia Furtado; Santos, Ana Rita Faria dos; Silva, Regina Augusta Alves Pereira daAs doenças pulmonares intersticiais com fenótipo fibrosante progressivo (DPIs-FP) compreendem um grupo heterogéneo de doenças pulmonares associadas a alta morbilidade e mortalidade. Entre os DPIs-FP estão a fibrose pulmonar idiopática (FPI) e a pneumonite de hipersensibilidade (PH) fibrótica, a genética do hospedeiro e diferentes gatilhos ambientais desencadeiam uma resposta imunológica não controlada que pode culminar numa fibrose autossustentada. O polimorfismo de nucleótido único rs35705950 do gene MUC5B é a variante genética comum associada a maior risco de desenvolvimento de FPI. Neste trabalho caracterizamos o papel desta variante no desenvolvimento das DPIs-FP, nomeadamente, da PH fibrótica e, como grupo comparador, da FPI. Observamos que na nossa coorte a frequência do alelo menor está drasticamente aumentada em pacientes com FPI e PH fibrótica. Adicionalmente, a expressão da proteína MUC5B está aumentada no parâmetro pulmonar. Surpreendentemente, nos casos de PH fibrótica este aumento parece ser ainda mais acentuado nos indivíduos portadores do alelo menor, associando, também, a um aumento da frequência de macrófagos no lavado broncoalveolar. A nossa extensa coorte de doentes permite-nos aprofundar a caracterização destas patologias de forma a descodificar vias fibroproliferativas comuns e potenciais scores de risco que nos ajudem a, precocemente, identificar um paciente com capacidade de progressão.
- Cutibacterium acnes dysbiosis: Alternative therapeutics for clinical applicationPublication . Sá, Sara; Fernandes, Ruben; Gestoso, Álvaro; Macedo, José Mário; Martins-Mendes, Daniela; Pereira, Ana Cláudia; Baylina, PilarCutibacterium acnes (C. acnes) is a Gram-positive anaerobic facultative bacterium that is part of the human skin commensal microbiome. It colonizes various regions of the body, including the face, back, and chest. While typically a harmless commensal, under certain conditions, C. acnes can become pathogenic, leading to or promoting conditions such as acne vulgaris (AV), post-surgical infections, prostate cancer, and sarcoidosis. Current treatments for C. acnes infections often involve antibiotics, but the rise of antibiotic resistance has raised concerns. This review presents the virulence factors, clinical relevance, and current treatments of C. acnes, highlighting its association with AV, postsurgical infections, and other diseases. It also explores alternative innovative therapies such as phage therapy in development/research that are gaining prominence, with a growing focus on personalized medical approaches. To enhance C. acnes treatment while minimizing side effects and antibiotic prescription concerns, numerous clinical studies have been undertaken. These investigations span various pathological profiles and employ diverse strategies, such as utilizing bacterial extracts and compounds to restore healthy skin flora. The limitations and challenges of current and innovative treatments are also addressed, emphasizing the need for multidisciplinary strategies to combat C. acnes infections effectively.
- Procedimentos contabilísticos e a sua importância no controlo internoPublication . Senda, Márcia Brígida Camisa; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO presente relatório tem por base um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Auditoria no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). O estágio decorreu na empresa DKSH Portugal sendo esta uma empresa de Serviços de Expansão de Mercado, reconhecida por possuir uma equipa de vendas altamente especializada, e cujo principal objetivo é dar uma resposta profissional às necessidades dos seus clientes fornecendo uma gama renovada de especialidades químicas, durante o período de 14 de Abril de 2022 à 14 de Outubro do mesmo ano. O objeto de estudo incidiu sobre os procedimentos contabilísticos e sua importância no controlo interno, procurando evidenciar o contributo dos primeiros para o melhor funcionamento do último. Numa componente teórica, foram abordados os conceitos inerentes à estas matérias, sendo que ao nível da contabilidade limitou-se o âmbito aos procedimentos contabilísticos que poderão auxiliar na implementação e no melhoramento dos processos de controlo interno nas empresas. As principais atividades realizadas ao longo deste período podem resumir-se em tarefas de classificação, lançamento e arquivo, conferências e encerramento de contas. Ao longo do relatório pode observar-se em detalhe as funções desempenhadas no decorrer do estágio, com alguns exemplos representativos das atividades desenvolvidas no gabinete da empresa acima referida. Com base nas atividades desenvolvidas ao longo do estágio, foi possível evidenciar o contributo dos procedimentos contabilísticos para a eficácia do controlo interno na empresa acolhedora, cumprindo assim o principal objeto de estudo deste trabalho.
- Gestão do Risco em Empreitadas de Construção de Estações Subterrâneas da Linha do MetroPublication . Ribeiro, Ricardo Baldaia Pinto; Faria, José Carlos Castro Pinto deA importância da gestão do risco no contexto de Engenharia Civil tem ganho maior reconhecimento nas últimas décadas. O risco pode definir-se como uma incerteza de uma condição ou evento que, caso ocorra, provoca um efeito negativo ou positivo, podendo provocar um efeito negativo ou positivo num ponto de um projeto. Estes efeitos podem resultam em, caso efeito positivo, em oportunidades e, caso efeito negativo, em ameaças. As ameaças têm o potencial de abranger consequências na vida humana, no ambiente e nos aspetos relacionados com custos e prazos de produção num empreendimento. Por outro lado, as oportunidades representam eventos que podem contribuir positivamente para o sucesso de um projeto. Neste sentido, com o propósito de promover uma maior eficiência e eficácia organizacional, a gestão do risco deve promover a maximização das oportunidades e a minimização das ameaças. A gestão do risco de uma empreitada considera-se uma abordagem sistemática para a atuação do risco, alinhado aos seus objetivos. Nesta gestão, estabelece-se o âmbito, identificam-se os contextos internos e externos, alinham-se os critérios de risco e aprecia-se o risco – identificar, analisar e avaliar, assumem-se decisões e, por último, monitoriza-se e revê-se os resultados. Nesta dissertação, é efetuada uma abordagem detalhada à gestão de risco em empreitadas, com foco nos modelos preeminentes utilizados. Dentre estes modelos, inclui-se a Norma ISO 31000:2018, que também engloba a ISO 31010:2016. Esta análise é sustentada pelas diretrizes fornecidas nas “Guidelines for Tunneling Risk Management” da ITA, bem como pelo “Anexo X - Especificação Técnica - Requisitos do Plano de Gestão de Risco”, que constitui parte integrante do caderno de encargos da Empreitada que serviu como base para esta dissertação." Face ao exposto, o foco deste estudo recai sobre a aplicação destes modelos de gestão do risco sobre diversos casos de estudo da Empreitada da Linha Rosa da Metro do Porto, especificamente na Estação da Liberdade/São Bento.
- Framework para testes automáticos em microsserviços orientados a eventosPublication . Coutinho, Vasco Rafael da Graça; Sampaio, Alberto Antonio ChalupaVivemos numa era de revolução digital que leva à constante redefinição das regras de negócio de forma a acompanhar as necessidades dos utilizadores e clientes. Os microsserviços permitem facilitar a readaptação do software às regras de negócio, no entanto alguns desafios se levantam no que diz respeito à engenharia de software, nomeadamente no que respeita a área de qualidade de software. Ao analisar várias fontes, percebemos que não existe uma forma padronizada para abordar o processo de qualidade em microsserviços que apresentem assincronismo. Uma potencial causa para esta falta de padrão é a ausência de ferramentas no mercado especializadas na verificação de serviços assíncronos numa perspetiva orientada ao comportamento. Este trabalho compromete-se a propor uma solução para a limitação abordada no parágrafo anterior, através do desenvolvimento de uma framework para implementação de testes automatizados orientados ao comportamento esperado do microsserviço. Foram levantados requisitos baseados nas características esperadas de uma framework de desenvolvimento bem como nos aspetos técnicos inerentes à tecnologia de assincronismo escolhida neste trabalho. A avaliação final da framework desenvolvida, e consequentemente do trabalho que esta dissertação propõe, foi feita com base nos vários testes especificados para cada um dos requisitos referidos.
- Criação de um manual da qualidade da formação numa Unidade Orgânica da U. PortoPublication . Alves, Cíntia Mariana Silva; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deObjetivo – A criação de um Manual da Qualidade da Formação à medida de uma unidade orgânica da U.Porto, constituído por mecanismos próprios de gestão da qualidade e melhoria contínua da formação, em complementaridade aos mecanismos pelos quais já se rege e dispostos no Manual do Sistema de Gestão da Qualidade da Universidade do Porto (SGQ.UP). Metodologia – A metodologia utilizada englobou uma pesquisa exploratória de base bibliográfica e documental, como levantamento e enquadramento teórico para suportar o estudo, e um processo de investigação-ação simplificado. Neste processo, na fase de planificação, foram recolhidos dados mediante a realização de entrevistas semiestruturadas a três elementos da Unidade Orgânica (UO), e, com a informação obtida, foi realizada a análise de conteúdo das mesmas e, posteriormente, a apresentação e discussão dos resultados. A partir dos resultados apresentados, na fase ação, foi elaborado o Manual da Qualidade da Formação da Unidade Orgânica, tendo este sido, de seguida, na fase reflexão, apresentado para validação dos entrevistados. Resultados – O Manual da Qualidade da Formação da Unidade Orgânica foi criado e validado pelos entrevistados, no entanto, para que este seja efetivamente implementado, deverá ser levado à consideração dos restantes serviços da UO e Direções dos Ciclos de Estudos e, posteriormente, submetido para aprovação dos Órgãos de Gestão que estatutariamente têm competências e autonomia para aprovar o manual. Conclusão – Considera-se que este manual irá constituir-se como um instrumento de gestão da qualidade valioso, ao continuamente apoiar as atividades desempenhadas pela comunidade académica da UO e, em última instância, contribuir para a prestação de um serviço de qualidade e excelência.
- Caracterização do perfil do fisioterapeuta dermatofuncional em PortugalPublication . Anjo, Diana Lima; Santos, Paula ClaraCuidados associados ao sistema tegumentar estão relacionados com a Fisioterapia desde a sua génese. Contudo, a Dermatofuncional é uma área recente. Em Portugal a caracterização desta área é escassa. A) construir e validar um questionário para caracterizar o perfil do Fisioterapeuta com atuação na Dermatofuncional; b) Caracterizar o perfil do Fisioterapeuta com atuação na Dermatofuncinal em Portugal, através de características sociodemográficas, do contexto de trabalho e da sua intervenção na área. A) Estudo descritivo transversal, com a construção e validação do questionário de caracterização – Método Delphi. B) O inquérito foi realizado online na população de fisioterapeutas com atuação na área Dermatofuncional. A) Na 2ª ronda o questionário obteve validade de conteúdo; b) A amostra foi constituída por 64 participantes. 98,4% do género feminino, 62,5% licenciados, 70,3% profissionais de 1º contacto, 79,7% trabalham autonomamente, destacam-se as técnicas mais usadas: drenagem linfática e radiofrequência; e as condições mais comuns: adiposidade localizada, flacidez e celulite. O perfil do Fisioterapeuta na Dermatofuncional é caraterizado por serem essencialmente mulheres jovens com atuação autónoma em equipa, contudo os resultados deste estudo não podem ser extrapolados. Estudos futuros deverão incluir mais participantes de forma a potenciar o conhecimento sobre a área.
- Microstructure and Mechanical Properties of Magnetron Sputtering TiN-Ni Nanocrystalline Composite FilmsPublication . Ma, Bingyang; Yuan, Haitian; He, Zongqian; Shang, Hailong; Hou, Yanjie; Ju, Hongbo; Fernandes, FilipeIn this paper, TiN-Ni nanostructured composite films with different Ni contents are prepared using the magnetron sputtering method. The composition, microstructure, and mechanical properties of composite films are analyzed using an X-ray energy spectrometer (EDS), a scanning electron microscope (SEM), X-ray diffraction technology (XRD), a transmission electron microscope (TEM), and nanoindentation. All the films grow in a columnar crystal structure. There are only TiN diffraction peaks in the XRD spectrum, and no diffraction peaks of Ni and its compounds are observed. The addition of the Ni element disrupts the integrity of TiN lattice growth, resulting in a decrease in the grain size from 60 nm in TiN to 25 nm at 20.6% Ni. The film with a Ni content of 12.4 at.% forms a nanocomposite structure in which the nanocrystalline TiN phase (nc-TiN) is surrounded by the amorphous Ni (a-Ni) phase. The formation of nc-TiN/a-Ni nanocomposite structures relies on the good wettability of Ni on TiN ceramics. The hardness and elastic modulus of the film gradually decrease with the increase in Ni content, but the toughness is improved. The hardness and elastic modulus decrease from 19.9 GPa and 239.5 GPa for TiN film to 15.4 GPa and 223 GPa at 20.6 at.% Ni film, respectively, while the fracture toughness increases from 1.5 MPa m1/2 to 2.0 MPa m1/2. The soft and ductile Ni phase enriched at the TiN grain boundaries hinders the propagation of cracks in the TiN phase, resulting in a significant increase in the film’s toughness. The research results of this paper provide support for the design of TiN-Ni films with high strength and toughness and the understanding of the formation mechanism of nanocomposite structures.