Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-29"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Telco customer top‐ups: Stream‐based multi‐target regressionPublication . Alves, Pedro Miguel; Filipe, Ricardo; Malheiro, BeneditaTelecommunication operators compete not only for new clients, but, above all, to maintain current ones. The modelling and prediction of the top-up behaviour of prepaid mobile subscribers allows operators to anticipate customer intentions and implement measures to strengthen customer relationship. This research explores a data set from a Portuguese operator, comprising 30 months of top-up events, to predict the top-up monthly frequency and average value of prepaid subscribers using offline and online multi-target regression algorithms. The offline techniques adopt a monthly sliding window, whereas the online techniques use an event sliding window. Experiments were performed to determine the most promising set of features, analyse the accuracy of the offline and online regressors and the impact of sliding window dimension. The results show that online regression outperforms the offline counterparts. The best accuracy was achieved with adaptive model rules and a sliding window of 500 000 events (approximately 5 months). Finally, the predicted top-up monthly frequency and average value of each subscriber were converted to individual date and value intervals, which can be used by the operator to identify early signs of subscriber disengagement and immediately take pre-emptive measures.
- Ventilação mecânica não invasiva e a severidade na disfunção temporomandibular em portadores de doença pulmonar obstrutiva crónicaPublication . Pinto, Ana Rita; Venâncio, João Paulo; Silva, Nuno; Simões, Ana; Chaves, Paula; Lopes, SofiaA doença pulmonar obstrutiva crónica é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade, sendo a ventilação mecânica não invasiva (VMNI) um meio de intervenção. Tendo em conta a biomecânica da articulação, esta intervenção pode originar disfunção temporomandibular (DTM). Verificar a prevalência de DTM em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crónica. Secundariamente pretendeu-se avaliar a severidade de DTM associada ao número de horas/anos de utilização de VMNI, ao tipo de interface e ao modo ventilatório nesses doentes. Estudo transversal constituído por 49 doentes com patologia obstrutiva. Foi aplicado o Questionário Anamnésico de Fonseca. Para o tratamento dos dados utilizou-se o coeficiente de Correlação de Spearman e o teste de Mann-Whitney com α=0,05. Relativamente à severidade de DTM constatou-se que 15 indivíduos apresentavam DTM leve. Verificou-se uma associação positiva estatisticamente significativa entre o número de horas/anos de utilização de VMNI (r=0,422; p=0,01) e uma diferença estatisticamente significativa entre a severidade de DTM e modo ventilatório (p=0,018). Quanto à severidade de DTM em função do tipo de interface (p=0,833) constatou-se que não existem diferenças estatisticamente significativas. Concluiu-se que a maioria dos doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica apresentavam DTM e foram classificados como DTM leve. Verificou-se uma associação positiva entre o número de horas e de anos de utilização de VMNI nestes doentes.
- Diálogos entre design editorial e a poesia experimental: o caso de Sophia de Mello BreynerPublication . Lopes, João Henrique Magalhães; Quelhas, VítorA Poesia Experimental retrata o potencial da coexistência entre a literatura e as artes, tornando o trabalho do designer gráfico uma idealização visualmente e literariamente afortunada. Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um objeto editorial de Poesia Experimental, com base nos poemas de Sophia de Mello Breyner. De forma a complementar a investigação biográfica acerca da autora Sophia de Mello Breyner, desenvolveu-se uma entrevista com a professora Joana Matos Frias. Estruturalmente esta investigação prendeu-se em duas fases. Na primeira fase realizou-se uma recolha e investigação dos temas estruturais deste projeto. Destaca-se assim a definição de Poesia Experimental e análises de estudos de caso a autores pioneiros deste movimento. De seguida, procedeu-se a um estudo sobre a autora dos poemas selecionados, Sophia de Mello Breyner, e entrevista com a à professora Joana Matos Frias. Assim, conclui-se que os poemas desta autora se destacam pela sua facilidade de transformação numa palavra que os resumam, o que se aproxima ao realizado para a seleção e utilização dos poemas no objeto editorial finalizado. Concluído o estudo da autora, foi analisado através de uma revisão da literatura o tema do objeto editorial, a fim de definir o conceito, tendo sido ainda realizado um estudo de caso acerca da Poesia Experimental no objeto editorial. Na segunda fase desenvolveu-se o objeto editorial pretendido e realizou-se a sua maquetização, desde o processo de testes ao desenvolvimento do objeto final. O resultado desta investigação ocorreu através da utilização de metodologias projetuais que envolvem o processo do design, incluindo os métodos utilizados e as suas técnicas que proporcionaram a finalização dos objetivos propostos neste estudo. Por fim, este projeto consolidou a importância de movimentos como a Poesia Experimental para o conhecimento dos designers gráficos. Conclui-se que ambos se aproximavam nos seus métodos e ideias, utilizando processos que ainda hoje são procurados para o desenvolvimento das suas obras.
- Severidade e prognóstico no acidente vascular encefálico: revisão scopingPublication . Peixoto, Flávia; Lopes, Alexandre; Silva, AugustaO acidente vascular encefálico (AVE) tem vindo a apresentar uma taxa de incidência estável e um considerável declínio na taxa de mortalidade, o que corresponde a um aumento na prevalência de sobreviventes. O conhecimento das alterações funcionais que podem surgir após o AVE, da sua severidade e das estratégias disponíveis para avaliar a disfunção, facilita a construção de um plano de reabilitação, com objetivos para os profissionais de saúde, para os pacientes e para a família dentro do potencial de recuperação. A severidade surge, como um conceito abrangente associado à presença de deficiências das estruturas, deficiências das funções, limitações das atividades e restrições da participação social. Deficiências, limitações e restrições mais severas fazem prever uma recuperação mais difícil e mais prolongada. A determinação do prognóstico em indivíduos com AVE engloba não só o risco de morte a curto prazo, como também a probabilidade de recuperar a função a longo prazo. Avaliar o panorama acerca da informação existente sobre o nível de severidade e prognóstico em AVE. A revisão scoping baseou-se na metodologia de Arksey & O’Malley (2005), sendo constituída por seis passos: 1) identificação da questão; 2) identificação da literatura relevante; 3) seleção da literatura; 4) mapeamento dos dados; 5) recolha, sumário e transcrição dos resultados; 6) consultoria (opcional). Foram analisados 47 estudos observacionais. Noventa e cinco por cento dos autores referem-se à severidade como sendo a quantidade de défices neurológicos apresentados pelos indivíduos após o AVE e avaliam-na através de instrumentos de medida específicos para a avaliação de défices neurológicos (76% dos autores utilizaram a NIHSS na sua metodologia). O prognóstico no AVE surge associado à funcionalidade afetada (89%); probabilidade/índice de mortalidade (54%); e encaminhamento após a alta (15%). O prognóstico pode ser influenciado por fatores pessoais e ambientais, fatores clínicos e por algumas comorbilidades, entre outros. Os estudos de severidade e prognóstico em AVE poderão não refletir a condição real do indivíduo e induzir em erro a aplicação destes conceitos na prática clínica, influenciando o prognóstico esperado.