Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- YouTube marketing: a eficácia das estratégias de publicidade na plataformaPublication . Moutinho, Clara Mafalda Ferreira; Ribeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraA utilização das redes sociais tem sido cada vez maior, não só por parte dos utilizadores, mas também por parte das empresas que, reconhecendo-as como ferramentas de marketing importantíssimas, investem grandes quantidades de tempo, dinheiro e recursos nestas plataformas. Contudo, definir estratégias de comunicação eficazes, capazes de moldar as opiniões dos consumidores e motivar a intenção de compra, continua a ser um desafio. Este estudo foca-se na rede social YouTube, que se tem demonstrado bastante relevante, granças à sua vasta audiência e às inúmeras possibilidades de comunicação de marketing que dispõe. Assim, o objetivo deste estudo consiste em analisar duas das estratégias de comunicação mais utilizadas no YouTube, são elas os YouTube Ads e o marketing de influência com recurso aos YouTubers, e compreender qual a influência de cada uma delas no comportamento do consumidor. Neste estudo é proposto um modelo conceptual, resultante da revisão de literatura, para estimar o valor percebido da publicidade no YouTube, com base em antecedentes como a informação, o entretenimento, a credibilidade e a irritação percebidos. E quais os efeitos deste sobre a notoriedade da marca e a intenção de compra dos consumidores. Para testar este modelo, foi realizado um questionário destinado aos utilizadores do YouTube. Os resultados do estudo revelaram que o valor percebido da comunicação é mais elevado na comunicação que recorre aos SMI da plataforma, os YouTubers. Este estudo vem colmatar uma falha identificada na literatura analisada referente à falta de uma análise comparativa entre as duas estratégias. Fornece, ainda, um maior entendimento das perceções dos consumidores relativamente a cada uma delas, bem como mais informações para os profissionais de marketing que têm interesse em utilizar esta plataforma nas suas estratégias de comunicação de marketing.
- O Planeamento Fiscal: Alterações à cláusula geral antiabuso na sequência da transposição da diretiva antielisãoPublication . Reis, Ana Alexandra Leite Vieira Mesquita dos; Amorim, José de Campos; Rocha, Ana PaulaA presente dissertação foi elaborada com o intuito de obtenção do grau de mestre em Auditoria e insere-se na área do Direito fiscal internacional. Ao longo da presente dissertação iremos abordar temas relacionados com o planeamento fiscal, focando mais concretamente na CGAA. O papel da Auditoria, nomeadamente a Auditoria Tributária, é fundamental na aplicação da CGAA. Ao longo dos anos, podemos verificar que Portugal é um dos países onde a mentalidade de fuga aos impostos ainda é uma realidade. O planeamento fiscal abusivo é uma preocupação crescente não só ao nível nacional mas também ao nível comunitário. Por isso, a UE emitiu uma diretiva com base nas preocupações da OCDE acerca da matéria do planeamento fiscal abusivo e medidas para o seu combate. A CGAA incide sobre situações em que através do planeamento fiscal agressivo o contribuinte procura uma determinada vantagem fiscal. Por ser considerada uma matéria de difícil objetividade, é fundamental regularizar os seus limites e definir a sua aplicabilidade. Esta norma sofreu alterações significativas no âmbito da transposição da diretiva ATAD da UE. Por isto, este estudo pretende comparar quais os benefícios e principais mudanças da entrada da nova Lei nº 32/2019, onde se verificam as alterações fundamentais da CGAA e da sua aplicabilidade.
- Modelo de previsão de falências nas PME portuguesasPublication . Vieira, António José Marques; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daEsta dissertação surge com o objetivo de escolher um modelo de previsão de falências para as PME portuguesas, dada a importância destas empresas na economia portuguesa. Achamos útil a existência de um modelo de previsão de falências dedicado às PME portuguesas, que possa auxiliar os investidores, os órgãos de gestão, etc., na sua relação com a empresa. A análise que realizamos permitiu aferir que o modelo de Altman e Sabato (2007), com os coeficientes atualizados a partir da amostra emparelhada, permitiu classificar corretamente as PME falidas, com um ano de antecedência, apresentando uma capacidade preditiva global de 92,9 por cento, com erro tipo I (empresas falidas classificadas como ativas) de 21,2 por cento e erro tipo II (empresas ativas classificadas como falidas) de 6,8 por cento. Para testarmos a capacidade de melhorar o modelo com a inclusão de variáveis macroeconómicas: Taxa de crescimento real do PIB; Taxa de Inflação; Taxa de Juro sobre novos empréstimos e a inclusão das variáveis qualitativas: Localização e CAE, selecionamos, da base de dados SABI, duas amostras com empresas PME da Indústria transformadora. Construímos a primeira amostra para o horizonte temporal entre 2004 e 2019 - respeitando a proporção de empresas falidas, por CAE e ano de falência - para desenvolvimento dos modelos e construímos a segunda amostra com dados de 2019 e 2020, para teste dos modelos desenvolvidos. Por consideramos que os dados obtidos da base de dados, não refletiam a realidade, criamos novas amostras, reduzindo o horizonte temporal. Por fim criamos uma nova amostra, desta vez emparelhada (68 empresas falidas e 68 ativas, em 2019 e 2020), que nos permitiu atingir os resultados mencionados.