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- Estudo exploratório do empowerment feminino em campanhas de marketing digital e da relação do consumidor com a marcaPublication . Couto, Alexandra Silva; Torres, Ana Isabel Perdigão Lopes PereiraA forma como as marcas comunicam com o público tem vindo a ser alterada ao longo dos últimos anos e, através da internet e das redes sociais, as campanhas de marketing digital têm vindo a influenciar cada vez mais os comportamentos e atitudes dos espectadores, nomeadamente em relação aos estereótipos e à desigualdade de géneros. Com o aumento da perceção de valor do género feminino nas últimas décadas e, com um consumidor cada vez mais preocupado com questões de responsabilidade social, as marcas têm sido alvo de críticas devido à falta de sensibilidade na representação do papel feminino na publicidade. De forma a responder a essas exigências dos consumidores, foram desenvolvidas campanhas publicitárias, denominadas de femvertising, que consistem em terminar com a utilização de papeis estereotipados, desenvolvendo um discurso de poder feminino e de igualdade de géneros. Esta tendência tem sido cada vez mais utilizada, pois foi comprovada a sua influência positiva não só na relação da marca com o consumidor, mas também nas vendas. Este trabalho de investigação tem como objetivo compreender as perceções e atitudes dos consumidores portugueses em relação à utilização do empowerment feminino em campanhas de marketing digital, e relacioná-lo com a responsabilidade social das marcas, com o brand empowerment e com o brand engagement. Através de um estudo exploratório com base em entrevistas em profundidade, foi possível compreender as diferenças entre as perceções masculinas e femininas e, concluir que ambos os géneros consideram que o empowerment feminino na publicidade é atual e pertinente pois é capaz de moldar e mudar comportamentos na sociedade e que desempenha um papel importante na relação emocional com a marca. Contudo, é necessário cautela quando as marcas adotam esta estratégia, para não ser percecionada como uma capitalização de uma temática.
- Estratégias de marketing para o YouTube, aplicadas à indústria da músicaPublication . Azevedo, Rui Filipe Nobre; Ribeiro, Anabela Paula Alferes FerreiraA indústria da música tem sofrido várias alterações ao longo do tempo e a transição do tradicional para o digital não foi nem é uma tarefa instantanea. É sabido que esta indústria continua à procura de uma forma de se reerguer após a quebra das vendas físicas dos álbuns dos artistas, que se regista desde o final dos anos 90 até aos dias de hoje. Neste sentido, dado que as editoras e artistas têm apostado cada vez mais na partilha de conteúdo no meio digital e sendo o YouTube a principal plataforma de hospedagem de vídeos, o principal objetivo da presente investigação passa por verificar quais das estratégias de marketing existentes, capazes de promover um artista na plataforma do YouTube, apresenta uma maior aceitação por parte do consumidor. Para tal, optou-se pelo uso do método quantitativo tendo sido realizado um inquérito, baseado na revisão bibliográfica, aos consumidores de música na plataforma do YouTube. Os resultados obtidos, tanto a partir do inquérito como a partir da revisão bibliográfica do tema, permitiram agrupar em 6 grupos vários conjuntos de estratégias utilizadas pela indústria de música bem como averiguar que, das várias ações promocionais pagas no YouTube, o uso de influencers em videoclipes despoletou menos reações negativas nos inquiridos, bem como o facto das colaborações entre artistas ser uma boa forma de atrair trafego para um vídeo/canal, e ainda determinar o formato e tipo de conteúdo, partilhados pelo artista, preferidos pelos interpelados. Acrescenta-se que foi ainda possível verificar que o YouTube assume-se como a plataforma predileta para ouvir música, por parte dos inquiridos.