Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A importância da independência dos auditores no trabalho de auditoriaPublication . Rocha, Mário André Cabral; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalEste estudo foi realizado com o intuito de compreender a importância que a independência tem no processo de auditoria e se é ou não, um fator importante na credibilização da atividade e em geral do mercado global. Para isto, foi procurado na literatura existente o maior número de fontes possíveis sobre o tema, incluindo notícias de jornais e artigos científicos realizados por diversos autores, de forma a poder obter opiniões que divergissem. Na parte da metodologia de investigação, foi optado por ser elaborado um questionário direcionado para os trabalhadores da área de auditoria, nomeadamente, ROC, auditores internos, auditores externos que não fossem ROC e também contabilistas certificados, de forma a conseguir perceber as diferentes opiniões desta população. Não tendo sido possível avaliar um grande número de inquiridos as conclusões poderão não ser tão precisas o quanto desejável, o que leva a sugerir não generalizar as conclusões tiradas. No entanto é possível afirmar que pela análise das diversas respostas, a independência, é, foi e será um fator imprescindível para a atividade de auditoria.
- Os procedimentos da auditoria financeira nas entidadesPublication . Nunes, Sandra Carolina Palheira; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO presente relatório de estágio foi elaborado no seguimento da realização de um estágio curricular, de três meses (520 Horas), na empresa Telma Carreira Curado & Associados SROC, Lda., doravante designada por TCC&A, que significa o término do Mestrado em Auditoria lecionado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Este relatório consistiu na verificação da relevância, aplicabilidade e desempenho da auditoria financeira. A revisão da literatura, presente no mesmo, foi efetuada, essencialmente, no âmbito da auditoria financeira, onde conceitos e normas estão diretamente relacionados com as tarefas do auditor. Adicionalmente, foi realizado trabalho de campo relativamente à auditoria financeira, sendo que este apenas foi possível devido ao estágio escolar a que me propus para término do mestrado. Em suma, no decurso do estágio curricular, consegui perceber que os trabalhos de auditoria realizados seguem os conceitos e as normas estabelecidas pelos organismos reguladores. No entanto, apesar da regulamentação da atividade de auditoria, diversas decisões são influenciadas pelo julgamento do próprio auditor.
- A importância e o contributo do controlo interno para a auditoria externaPublication . Meireles, Maqueline Silva de AndradeA contínua evolução económica e o aumento da competitividade fizeram as organizações mudarem as suas estratégias, processos e planos de ações. As atividades passaram a ser mais complexas e houve o surgimento de novos riscos. O controlo interno é o método que as organizações encontraram para transmitir fiabilidade e segurança a todas as partes interessadas. Assim, como o controlo interno tem grande importância, notou-se também uma exigência nos trabalhos executados pelas auditorias independentes. Estes trabalhos exigem muito mais qualidade atualmente. Ao iniciar a auditoria externa, o auditor avalia os controlos internos e condiciona o planeamento de programa de auditoria a partir desta avaliação. Deste modo, o processo de planeamento de auditoria envolve a preparação do programa de auditoria depois de avaliada a estrutura do controlo interno, nível de confiança e risco do mesmo. O presente trabalho tem o objetivo de verificar qual a importância e o contributo de um sistema de controlo interno para os trabalhos realizados pelas auditorias. Para tal, inicialmente procedeu-se à explicação da metodologia praticada e à exposição do caso empírico, que teve como base a elaboração de um questionário respondido por 91 pessoas, dentre profissionais da área de contabilidade, que atuam como auditores externos, e profissionais das áreas de gestão, economia, administração e administração pública. Com os resultados obtidos, foi possível ressaltar o contributo do sistema de controlo interno como uma ferramenta importante para a Auditoria Externa, uma vez que pode auxiliar o trabalho da auditoria e permitir uma redução da extensão dos procedimentos substantivos realizados.