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- Matéria, forma e uso: a embalagem de take-awayPublication . Oliveira, Inês Morais de; Soares, CristinaEste projeto teve como objetivo explorar novos materiais como alternativa aos das embalagens de take-away que se encontram em uso no presente, com vida efémera e impacto extremamente negativo no planeta. Foi necessário debruçar sobre três pilares fundamentais: a matéria, a forma e o uso da embalagem. Decorreu um extenso processo de experimentação, quer de origem animal, quer vegetal. Para que o objeto seja uma alternativa viável em termos de sustentabilidade, deverá manter-se num ciclo de vida fechado e contínuo, tendo sido por isso uma fase do projeto à volta de testes de biodegradabilidade. A forma nasceu da matéria que a condicionou, tendo sido o objetivo ter uma embalagem segura e fácil de transportar. A proposta que aqui se apresenta é resultado de um estudo de curta duração, sendo por isso um início de uma investigação material e formal que deverá continuar tendo por base as descobertas feitas ao longo destes meses.
- Diagnóstico de motivação em contexto organizacional: estudo de caso exploratório no setor da indústria transformadoraPublication . Moreira, Ana Rita Russel Baptista; Oliveira, Luciana Gomes deContexto – A motivação organizacional continua a ser alvo de inúmeras investigações na área das ciências sociais e humanas. Dado que as organizações estão em constante desenvolvimento, torna-se fulcral analisar as estratégias motivacionais para acompanhar a sua emergente evolução. Objetivos – Delimitou-se como tema a motivação em contexto organizacional, tendo como objetivos principais: realizar a avaliação/diagnóstico atual da motivação dos colaboradores, verificar quais os fatores motivacionais considerados mais relevantes e constatar sugestões de ações que poderão aumentar a motivação, num contexto atual de trabalho. Metodologia – Estudo de caso exploratório, de natureza quantitativa, onde foi utilizada uma pesquisa descritiva, suportada pela revisão de literatura sobre o tema. Optou-se por investigar uma organização portuguesa do setor privado. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, aplicado a 382 colaboradores, tendo-se obtido 201 participações válidas (52,62%). Resultados – Os resultados revelam que, de modo geral, os inquiridos se encontram motivados e satisfeitos com a sua situação laboral. No entanto, verificou-se que a maior porção de inquiridos se encontram insatisfeitos relativamente aos salários e recompensas recebidos. Verifica-se que os fatores motivacionais mais determinantes são: fatores monetários, reconhecimento do trabalho e bom ambiente laboral. As principais sugestões indicadas estão relacionadas com aumento do salário e prémios, reconhecimento do trabalho e melhores condições físicas laborais. Contributos – Diagnóstico e oportunidade de melhoria do clima organizacional e motivação dos colaboradores. Tendo conhecimento dos aspetos em que os colaboradores estão insatisfeitos, dos grupos críticos e dos fatores considerados mais relevantes, a organização poderá atuar por forma a aumentar a motivação. Apurar estratégias ou fatores críticos identificados como motores de motivação, remete-se para um contributo para estudos nesta área, numa era em que a maioria das organizações se depara com novos desafios na gestão de recursos humanos.