Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A pedagogia pianística do compositor Carl Czerny (Viena 21 de fevereiro de 1791 - 15 de julho de 1857), e os "estudos" das obras 299 e 500Publication . Moreira, João Paulo da Costa; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Cancujo, Guilherme; Silva, RuiEste relatório de estágio está inserido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, no Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo é feita uma apresentação da escola onde decorreu o estágio, através da observação de toda a comunidade escolar, tanto na sua componente meramente letiva, como na sua ação cultural que exerce na cidade. O estágio foi efetuado na Escola de Música da Póvoa de Varzim, sob a orientação da Prof. Sofia Lourenço e tendo como professores cooperantes o Prof. Guilherme Cancujo e o Prof. Rui Silva. No segundo capítulo está contida uma observação, análise e reflexão do percurso do estágio, combinando um resumo dos conteúdos e aprendizagens adquiridas, tanto através das observações como das planificações e aulas lecionadas. No terceiro capítulo está inserido o projeto de investigação, que contem duas temáticas. Partindo de um estudo profundado e de design metodológico de âmbito qualitativo procedeu-se a uma análise do livro dos Estudos op. 299 e do tratado op. 500 de Carl Czerny. Esta análise pretende ter uma visão sobre este volume de estudos para piano, no sentido de entender a sua estruturação, bem como a sua importância para o ensino e pedagogia pianística do piano de C. Czerny, em particular. Segue-se uma investigação mais aprofundada sobre o compositor C. Czerny e sobre o seu tratado op. 500. Tratando-se de um tratado/método, revelou-se nos resultados do estudo da maior importância, abordando a docência de forma aprofundada e interessante, numa linguagem que apesar de ter sido escrito no século XIX, se adequa aos dias de hoje.
- Reflexão e contributo para a estrutura curricular do curso profissional de instrumentista de jazz passados dez anos da sua homologaçãoPublication . Fournier, Davide Humberto Martins; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Dahmen, AlexandreIncluindo todo o percurso reflexivo do estágio da Prática de Ensino Supervisionada, assim como a caracterização do Agrupamento de Escolas da Bemposta e Portimão, este trabalho tem como grande objetivo apresentar uma reflexão e revisão sobre o currículo do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz (CPIJ) homologado pela Portaria n.º 1040/2010 de 7 de outubro. Passados praticamente 10 anos após a sua homologação considerei pertinente iniciar um processo pioneiro de apreciação e reflexão, de forma a contribuir para o currículo da Componente de Formação Técnica do CPIJ, sustentado nas experiências e testemunhos dos Diretores de Curso (DC) dos CPIJ de Portugal. Partindo de um estudo de âmbito qualitativo e utilizando entrevistas semiestruturadas como instrumento de pesquisa, realizei o levantamento e registo das experiências e reflexões dos DC de todos os CPIJ presentes em Portugal continental e ilhas. Após as entrevistas destaquei os pontos-chave evidenciados de cada um dos DC de forma a encontrar orientações comuns e convergentes. A proposta de renovação procura, dentro da medida do possível, refletir e confluir as opiniões de todos os DC contribuindo para o aperfeiçoamento do CPIJ. Foram apreciados aspectos pedagógicos relevantes como a interdisciplinaridade, o processo gradativo de aprendizagem, a motivação, a pertinência e disposição dos conteúdos e as suas cargas horárias. Foram abordados os processos de desenvolvimento das Provas de Aptidão Profissional assim como a Formação em Contexto de Trabalho. A reflexão final apresenta um modelo compartimentado em blocos de 25 e 50 horas compatíveis com as Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) aplicados pela ANQEP no Catálogo Nacional de Qualificações.
- Impact of Innovation & Technology in InternationalizationPublication . Pereira, José; Braga, Vitor; Correia, Aldina