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- Youtube marketing: medir o impacto do conteúdo gerado no engagement do utilizadorPublication . Pilar, Pedro Miguel; Torres, AnaUma das caraterísticas dos media sociais é a sua dinâmica evolutiva e todas as novas funções que surgem quase diariamente. O consumidor passou a ter informação sobre um produto ou serviço quase instantaneamente e um maior poder de decisão, deixando de querer ser abordado e passando a ter um papel ativo. Isto obriga a que os responsáveis de Marketing se adaptem à nova realidade do mundo digital e tenham de entender quais são os fatores que influenciam o comportamento dos mesmos. O foco principal desta investigação recai sobre o YouTube e o conteúdo que nesta plataforma é realizado com o intuito de compreender a influência que poderá ter no comportamento do utilizador. As empresas têm vindo a apostar cada vez mais no conteúdo audiovisual como parte da sua estratégia, e o YouTube sendo uma plataforma massiva de hospedagem de videos e que torna possível a partilha, tem sido a plataforma com maior sucesso para fazer chegar ao consumidor seus os produtos e serviços. Neste estudo utilizou-se um questionário online, suportado pela revisão da literatura, tendo sido obtidas 282 respostas válidas, que permitiu testar o modelo conceptual proposto, utilizando a análise fatorial e análise de regressão para examinar o conjunto de relações existente sobre o valor do conteúdo produzido no YouTube e como este influencia no engagement com o utilizador. Através da análise da regressão linear confirmou-se que apenas a credibilidade não é estatisticamente significativa para explicar o valor, por sua vez a reputação, o entretenimento e a utilidade revelam ter efeito positivo. Por fim, o valor demonstrou ter um impacto positivo significativo no engagement com o utilizador.
- Estratégias digitais para alcançar nichos de mercadoPublication . Rodrigues, Ana Catarina Pereira; Melo, RicardoA era digital veio revolucionar a forma como os consumidores interagem com as marcas e com os seus produtos. Agora, a interação é em tempo real, feita através de diferentes dispositivos e a partir de qualquer lugar, fortalecendo o consumidor digital como decisor e influenciador absoluto. Pequenos negócios que atuam sobre nichos de mercado encontram dificuldades acrescidas, primeiro porque atuam para uma base reduzida de clientes, o que significa que a sua procura é menor; e em segundo, porque não dispõem de meios e ferramentas suficientes para comunicar em grandes e diferentes canais. O Kansha - Restaurante Vegetariano é um destes negócios e está dependente da estratégia digital para revolucionar a forma como alcança e interage com o seu público. De forma a produzir produtos digitais focados no público-alvo, surgiu a oportunidade para aliar conhecimentos de design centrado no utilizador à estratégia de marketing digital, tendo-se provado que tanto o profissional de marketing, como o negócio, beneficiam destas sinergias. Foi possível demonstrar que ao selecionar os canais online mais indicados e trabalhar sobre estes desenvolvendo produtos digitais focados nas necessidades e expectativas dos utilizadores, consegue-se contribuir para a divulgação de um negócio no meio digital e chegar ao público de forma mais adequada. Esta investigação provou que, ao colocar o potencial cliente do Kansha no centro das ações de design e marketing do restaurante, é possível validar a metodologia de design centrado no utilizador como ferramenta auxiliar na estratégia digital de um negócio, o que valoriza a interação entre empresa e o seu público.
- O Marketing de Influência no Instagram e a crescente importância dos micro-influenciadores digitais na comunicação das marcasPublication . Perdigão, Inês de Almeida; Santos, José de FreitasO marketing de influência é uma das grandes tendências do marketing digital, sendo que os micro-influenciadores têm vindo a ganhar importância nos últimos anos. Parece indiscutível que as pessoas acreditam cada vez mais em indivíduos aparentemente comuns do que nas próprias marcas. Por isso, os micro-influenciadores são uma aposta forte por parte das mesmas, destacando-se pela sua autenticidade e eficiência em atingir o seu público alvo, apesar de não terem muitos seguidores. Nesse sentido, o principal objetivo da presente investigação é fornecer uma visão geral, na perspetiva dos micro-influenciadores presentes no Instagram, do seu negócio e das relações que estabelecem com as marcas, as agências e os seguidores. Optou-se assim pelo uso de um método misto, que combina a aplicação de técnicas qualitativas e quantitativas. No âmbito do método qualitativo foram realizadas entrevistas a profissionais de marketing (marcas e agências) e a micro-influenciadores digitais. No método quantitativo, foi realizado um inquérito aos seguidores. Os resultados obtidos permitiram concluir que os micro-influenciadores assumem uma especial importância no âmbito do marketing de influência, assim como o Instagram, que é a rede de eleição quando se trata de realizar campanhas de marketing digital. Para além disso, o estudo comprova que todos os players envolvidos - marcas, agências, micro-influenciadores e seguidores – identificam vantagens para o desenvolvimento das atividades de marketing de influência.
- Traduções técnicas alemão-portuguêsPublication . Faria, Paulo Miguel dos Santos Queirós de; Moura, Micaela da Silva MarquesAtravés deste documento, escrito no âmbito no segundo ano do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas pelo ISCAP, pretendi sobretudo aprender, mas, igualmente, demonstrar e dar a conhecer o funcionamento de uma empresa de traduções dentro do mercado em que está inserida. Essa empresa foi a JABA Translations. Para o efeito foram estudados e analisados diversos parâmetros que regem o quotidiano dos profissionais que todos os dias fazem da JABA Translations uma referência na tradução técnica para a língua portuguesa. Assim, inicialmente, foram levantadas informações sobre a própria organização, como os serviços que oferece ao mercado, o funcionamento da sua estrutura ou as suas metodologias de trabalho. Sendo 2019 precisamente o ano do vigésimo aniversário da JABA Translations foi ainda incluída uma entrevista com o seu dono – Joaquim Alves. De seguida foram revistas as principais ferramentas tanto de tradução como de Gestão de Projetos que permitiram à empresa permanecer competitiva no mercado ao longo dos últimos 20 anos. Foram, pois, analisadas com algum detalhe as vantagens e desvantagens da utilização de software como o memoQ, o Across ou o Plunet. Estando eu, pela primeira vez, inserido num departamento de tradução técnica aproveitei, igualmente, para estudar os benefícios decorrentes da utilização de memórias de tradução e de guias de estilo sem os quais, hoje em dia, seria impossível a qualquer empresa permanecer competitiva no campo das traduções. Seguidamente, e tirando pleno partido do tempo em que colaborei com o departamento de alemão técnico da JABA Translations, foram realizadas diversas traduções técnicas, das quais apenas algumas foram incluídas neste documento. Por último foi realizada uma reflexão crítica sobre o próprio decorrer do estágio.
- Avaliação do impacto de uma estratégia de marketing digital num operador turístico: o caso Living ToursPublication . Figueirinha, Ana Catarina Bartolomeu; Magalhães, JoséO presente estudo tem como propósito consciencializar as empresas do papel importante e fundamental que a área do marketing, em especial do marketing digital, poderá ter numa instituição. Neste sentido, foi selecionado como objeto de análise a empresa Living Tours, um operador turístico local que recebe turistas de todo o mundo em Portugal e em Espanha. A empresa fundou, no ano 2018, um departamento de marketing digital e será através de um estudo à loja virtual, entre o ano 2017 e 2018, que serão demonstradas as diferenças significativas e o impacto que esta alteração poderá ter proporcionado dentro deste ambiente empresarial. Assim como também será feita uma análise sob o ponto de vista mais evolutivo, pois muitas das ferramentas estudadas não eram manuseadas em 2017. Num momento em que a era do digital é cada vez mais valorizada e o turismo em Portugal está em expansão, torna-se crucial valorizar e aceitar o desafio de entrar num mercado global que só o comércio eletrónico poderá proporcionar. Espera-se que, com os resultados obtidos por esta análise, seja possível demonstrar que as empresas não podem ignorar o conceito do marketing, a era do digital e da globalização. Consciencializando-as de que, para acompanharem, ou até, superarem os seus concorrentes, têm de se modernizar ou até de sofrer uma restruturação mais radical, caso contrário, poderão não ser capazes de enfrentar as mudanças do mercado e do “novo” comportamento de compra dos consumidores.