Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-05"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Programa de preparação para aposentadoria: um estudo de viabilidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFROPublication . Costa, Cleonice Cabral; Silva, Susana Sofia Pereira daEste trabalho intitulado PPA - Programa de Preparação para a Aposentadoria: Um estudo de viabilidade no Instituto Federal de Rondônia de Educação, Ciência e Tecnologia de Ronônia, teve como objetivo geral evidenciar como o programa de preparação para aposentadoria é um importante mecanismo capaz de proporcionar bem – estar aos servidores do Instituto Federal de Rondônia., bem como, verificar no âmbito do mesmo a aplicabilidade e viabilidade de implantação de um programa dessa magnitude. Para o alcance do objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto e como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a análise documental, buscando conhecer instituições públicas com experiência em programas de preparação para aposentadoria. Bem como, verificamos, a percepção dos servidores do IFRO quanto a questões relacionadas à aposentadoria e a importância do PPA, sendo a coleta de dados realizada com dois grupos de servidores do IFRO por meio da aplicação de um questionário realizado entre junho e julho/2019. Grupo I – Servidores aposentados e Grupo II – Servidores que estão na iminência de aposentar-se. De modo geral, constatou-se que a existência de um programa dessa magnitude auxiliaria no desenvolvimento pessoal, no bem estar e autoestima dos servidores e contribuiria para o planejamento da força de trabalho da instituição, de maneira mais ampla contribuindo para a diminuição de custos sociais e melhoria da saúde física, psicológica e social da pessoa idosa. Fica evidente, ainda, que o IFRO não dispõe de nenhuma proposta voltada aos servidores nesse sentido, o mesmo cenário que foi vivenciado por quem aposentou-se a 17 anos, também é vivenciado por quem já implementou os requisitos para aposentadoria em 2019. Sendo assim, concluímos que é importante que o IFRO implemente ações voltadas para a preparação dos pré-aposentados, oferecendo informação e formação neste momento de transição.
- Modelos de previsão de falências: estudo num grupo de turismoPublication . Teixeira, Fábio Luís Carvalho; Gomes, Luís PereiraCom a crise sentida mundialmente, onde inúmeras empresas faliram sem que nada fizesse prever tal cenário, reforçou-se a importância das ferramentas capazes de prever, atempadamente, as dificuldades financeiras, ou mesmo as falências. Estas ferramentas podem ter utilidade para os diversos stakeholders, como bancos, estados ou fornecedores. Os modelos de previsão de falências conheceram a sua primeira forma em meados de 1930 e evoluíram de uma simples análise das rubricas das demonstrações financeiras das empresas para modelos matemáticos que simulam o funcionamento da mente e requerem o uso software. Nesta dissertação analisam-se diversos tipos de modelos de previsão de falências, através da revisão da bibliografia mais relevante para cada modelo, e constrói-se um modelo adaptado a uma amostra de empresas pertencentes ao grupo Mystic Invest para o período de 2013 a 2017. Embora neste grupo não existam empresas falidas, foram destacadas algumas das que têm apresentado dificuldades e que, muito provavelmente, estariam falidas se não estivessem integradas nesse grupo. Recorrendo ao software RStudio foi criado um modelo Logit com a variável dependente dummy a assumir o valor 0 quando a empresa se encontra “saudável” e 1 quando a empresa se encontra com problemas. O modelo de previsão definido conseguiu uma eficácia na identificação de empresas em dificuldades sempre acima dos 80% nos cinco anos analisados. Este resultado foi conseguido apesar de diversas empresas do grupo ainda em fase de investimento, cujas características poderiam afetar a capacidade de previsão do modelo.
- A Fiscalidade na economia digitalPublication . Silva, Daniela Sá Oliveira e; Amorim, José de CamposA fiscalidade....
- A Evolução da contabilidade autárquica em PortugalPublication . Correia, Ana Augusta de Lemos; Bandeira, Ana Maria AlvesAccounting History should offer precedents and reflections about what succeeded in the past, what didn't work and why not. This dissertation is inserted in this context and seeks to:(i) describe the Public Accounting evolution with particular relevance to the reality of Local Authorities (AL) between 1143-1986, recognizing the most important moments that have contributed to its evolution and development; (ii) to build a time line that places those moments in parallel with the most relevant moments in the Portuguese State history. (iii) put these momments into evidence through the budgetary pieces analysis of the Porto Town Hall. Due to the fact that it’s a budgetary Accounting, it´s naturally influenced, thought and oriented by the state, its periodization must go along with the periodization of the current state power, moving away from the of Private Accounting periodization, leading us to conclude that there is a distance between Public and Private Accounting periodization. Finally, it was also concluded that the Municipality under study, from 1972 to 1986, complied with the central state's demands regarding its accountability.
- As finanças comportamentais e a tomada de decisão dos agentes económicosPublication . Lima, Diana Moreira; Gomes, Luís Pereira; Mendonça, Jorge Manuel PiresSegundo Lobão, “As finanças comportamentais preocupam-se em estudar quer a forma como as decisões dos agentes se afastam do previsto pelas finanças tradicionais quer as consequências da existência de agentes que tomam as suas decisões de forma não totalmente racional” (Lobão, 2012, p. 10). Desta forma, ao longo desta dissertação, procurámos analisar se as decisões tomadas pelos agentes económicos são ou não afetadas por fatores psicológicos, tendo como certo que as finanças comportamentais defendem que sim e que, por isso, a forma como os indivíduos agem afasta-se da forma prevista pelas finanças racionais que nos diz que os indivíduos agem de forma totalmente racional. Para conseguirmos analisar esta questão, replicámos um questionário, realizado na Tunísia em 2014, com o intuito de percebermos se os portugueses se afastam do comportamento defendido pelas finanças racionais, procurando ainda detetar quais os principais enviesamentos cognitivos e emocionais que levam ao afastamento do princípio da racionalidade completa defendido pelas finanças racionais. Verificámos assim que os portugueses, assim como os tunisinos, são afetados por enviesamentos cognitivos aquando da tomada de decisão, sendo esta tomada de decisão mais influenciada pelos enviesamentos da aversão ao risco e da ancoragem.
- Análise do comportamento perante a tomada de decisão: teoria da perspetiva e teste de reflexão cognitivaPublication . Silva, Patrick Diliane Cardoso da; Mendonça, Jorge Manuel Pires; Gomes, Luís PereiraAs Finanças Comportamentais surgem como complemento ao universo das Finanças, juntando-lhe a área da Psicologia. Com isto, as Finanças Comportamentais apresentam-se como a área que procura compreender os padrões de raciocionio dos investidores, dos quais fazem parte processos emocionais e o grau em que eles influenciam o processo de tomada de decisão. O estudo de Kahneman e Tversky (1979) sobre a Teoria da Perspetiva acrescido do Teste de Reflexão Cognitiva de Frederick (2005) são replicados nesta investigação. Procura-se perceber e analisar se nas questões da Teoria da Perspetiva, enquadradas em ambiente de risco e incerteza, as respostas convergem com o estudo original. Em relação ao Teste de Reflexão Cognitiva procura-se verificar a capacidade cognitiva dos indivíduos. Para o efeito, tratou-se uma amostra de conveniência composta por 329 inquiridos (investidores/não investidores, e conhecedores/não conhecedores do conceito de Finanças Comportamentais). O principal objetivo do estudo consiste em perceber o comportamento dos indivíduos perante a tomada de decisão. Em relação à Teoria da Perspetiva verificou-se que os resultados dos indivíduos convergem com o estudo original. As respostas dos investidores versus não investidores e dos indivíduos de alta capacidade versus baixa capacidade apresentaram diferenças nas respostas, pelo contrário, os conhecedores e não conhecedores do conceito de Finanças Comportamentais não mostraram diferenças nas respostas. No Teste de Reflexão Cognitiva os indivíduos apresentam um baixo rácio de respostas corretas. Os indivíduos do género masculino e os investidores apresentaram um rácio de respostas corretas superior aos do género feminino e dos não investidores, respetivamente. Por fim é identificado o perfil do investidor e do não investidor. Na generalidade, o comportamento dos indivíduos aquando da tomada de decisão é influenciado por vieses cognitivos e pelo sistema intuitivo.
- A Tributação dos royaltiesPublication . Carvalho, Ana Catarina Silva de; Amorim, José de CamposO desenvolvimento tecnológico e a crescente globalização levaram não só a um aumento das transações entre os países e à eliminação de barreiras, mas também a um aumento da concorrência fiscal entre os países. Este desenvolvimento também conduziu a um incremento das transações de propriedade intelectual, nomeadamente transações com royalties, que estão muitas vezes relacionadas com marcas, patentes e direitos de autores. Assim, tanto o desenvolvimento como a inovação presente nos nossos dias influenciam as atividades económicas e empresariais, pois, os ativos intangíveis têm assumido um papel preponderante para a competitividade e desenvolvimento das empresas. Deste modo, a análise feita ao longo desta dissertação, incidirá sobre a tributação deste tipo de rendimentos, os quais normalmente são obtidos pelos grandes grupos de empresas multinacionais com a exploração da propriedade intelectual (royalties). Serão também analisados quais os recursos de planeamento fiscal internacional para minimizar a carga fiscal destes rendimentos e a importância dos mesmos para a economia internacional. Inicialmente irão ser definidos alguns conceitos relevantes relativos ao tema, de forma a fazer um enquadramento geral do mesmo. De seguida iremos detalhar alguns conceitos e abordá-los nas diferentes esferas fiscais de modo a detalhar o conceito de royalty e o seu tratamento fiscal nos vários âmbitos apresentados ao longo da dissertação. A presente dissertação terá como principal objetivo o estudo/análise da tributação dos royalties a nível nacional e internacional, esta análise incide principalmente nas transações, entre sujeitos passivos não residentes e residentes, deste tipo de rendimento. Um dos objetivos, da mesma é compreender se a proximidade geográfica entre os países pode ou não influenciar o tratamento fiscal deste rendimento, e assim aumentar ou diminuir a sua taxa de imposto consoante a “distância” entre os países.