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- ExposiçãoPublication . Givone, Costanza; Rocha, Maria Manuela Bronze daNesta monografia descrevo o processo de criação da performance “Exposição”, com o objetivo de refletir sobre os seus métodos de composição. Os métodos descritos podem tornar-se ferramentas úteis, em específico no contexto de criações onde o encenador é também performer e onde o dado autobiográfico faz parte do material de criação. No primeiro capítulo, analiso as circunstâncias biográficas e as influências teóricas que me levaram a começar esta criação. No segundo capítulo descrevo o método adotado baseado no conceito de “limite”. No terceiro capítulo descrevo a performance e o processo que me levou a encontrar determinadas soluções. Reflito sobre as dificuldades com que me deparei e sobre o que aprendi durante a criação.
- A Comunicação digital e o uso das redes sociais como base para o desenvolvimento do e-business: uma perspectiva do lado dos novos empreendedoresPublication . Lima, Nathália Cândida Gomes de; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daEsta dissertação compreende um estudo que analisa a utilização da internet e redes sociais pelas empresas para aceder a potenciais públicos e consumidores. A internet e as redes sociais somam uma população muito grande com a qual as empresas devem envolver-se. Centra-se na seguinte questão de investigação: “Qual é o papel dos empreendedores na introdução da tecnologia digital, como utilizam a comunicação digital e como podem o e-business e as redes sociais melhorar o desempenho dos novos negócios?”. A análise da resposta a esta questão conduziu a um estudo que, partindo de um inquérito on-line, recolheu dados do público-alvo constituído pelos novos empreendedores, apresentou e analisou os seus resultados averiguando se realmente o negócio eletrónico e o uso das redes sociais constituem preocupação central dos novos empreendedores e são preponderantes nas estratégias de implementação das jovens empresas. Em termos gerais os resultados sugerem que as pequenas empresas nascentes utilizam a internet e as redes sociais como facilitadoras e catalisadoras de negócios e para aproveitar o potencial de receitas e crescimento do mercado. Adotam novas práticas centradas nos clientes que possam ajudá-las a tornarem-se organizações ajustadas aos consumidores atuais. O inquérito fornece evidência de que as novas empresas tendem a ter níveis elevados de utilização de negócios eletrónicos e a ver os resultados para vários objetivos estratégicos, desde a obtenção de novas receitas e desenvolvimento de novos mercados até à melhoria da comunicação com os clientes e obtenção de informação. Portanto, o principal motivo para o uso do comércio eletrónico é ser mais competitiva, aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com os clientes, reduzir custos e tornar-se mais eficiente. Isso significa claramente que é possível criar vantagem competitiva utilizando a tecnologia de e-business. Contudo, os dados também apontam que a maioria das empresas respondentes ainda está em fases iniciais da estratégia de redes sociais e internet e ainda não possui o conhecimento, as melhores práticas e a capacidade de estabelecer estratégias completas e de investir suficientemente. Finalmente, e ainda que os índices de satisfação não evidenciem valores acentuadamente favoráveis, um número expressivo de respondentes avalia positivamente o retorno dos investimentos realizados. Em síntese, os resultados do estudo validam as hipóteses levantadas e fornecem uma compreensão mais clara dos negócios nascentes em relação ao comércio eletrónico e atitudes dos seus proprietários.