Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O papel do controlo interno na prevenção / deteção da fraudePublication . Cerqueira, Renata Sofia Araújo; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA presente dissertação, apresentada com o intuito de obtenção de grau de mestre em auditoria, foi elaborado com base num dos temas que mais temos presente ao longo do presente curso, o controlo interno. Ao longo da presente dissertação, iremos abordar temas relevantes associados ao controlo interno, dando evidentemente maior ênfase a este em toda a sua envolvente. Contudo, iremos também abordar temas adjacentes e cuja menção é igualmente importante, como o que é a auditoria, como surgiu e os tipos existentes. Além destes, não esquecemos também a definição de fraude e quais os tipos de fraude existentes. Esta dissertação irá terminar com a aplicação prática dos conceitos estudados através de um caso prático que irá ser efetuado com base na entrevista a 4 empresas distintas com o objetivo de avaliar os controlos existentes ou não.
- A importância e contributo da auditoria na informação previsionalPublication . Azevedo, Sofia Manuela Lemos; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daElaborar informação prospetiva é uma necessidade empresarial pois a simples divulgação de informação histórica já não é suficiente para avaliar acerca da viabilidade futura. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar se a informação previsional é eficazmente auditada. Aborda a seguinte questão de investigação: “Qual o papel e contributo da auditoria previsional no contexto empresarial português?”. O desenvolvimento do tema é encaminhado através da realização de um estudo empírico que envolve um inquérito on-line realizado junto das empresas cotadas no Euronext-Lisboa. Os resultados, em geral, comprovam que a informação histórica não é suficiente para a tomada de decisões e que a auditoria tem um papel e dá um contributo importante para a informação previsional. A maioria das empresas que elaboram informação previsional, também realiza auditoria previsional, expressando que os resultados reais são mais aproximados após as recomendações do auditor. As motivações invocadas para a procura desta tipologia de auditoria são diversas - necessidade de uma opinião independente, minimização dos possíveis interesses de quem realiza a informação previsional e o combate à fragilidade do controlo interno – e os resultados mostram que a resposta dada pelo auditor, às expectativas do utilizador da informação previsional, é avaliada como elevada. Finalmente, na maioria das empresas o auditor nunca participa na elaboração da informação previsional, porém em dez por cento dos casos o auditor participa, o que é prejudicial para a auditoria previsional. O estudo, portanto, fornece novas evidências sobre as práticas de auditoria previsional desenvolvidas pelas empresas cotadas no mercado de capitais em Portugal.
- Determinantes da política de dividendos do setor bancário portuguêsPublication . Andrade, Cláudia Vanessa Pinto; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daNa literatura sobre a política de dividendos, não existe um modelo universalmente aceite para explicar o comportamento dos dividendos. O objetivo desta dissertação é identificar os fatores que a influenciam o pagamento de dividendos pelas instituições bancárias que operam em Portugal. Para esse propósito, foi formulado um modelo de pagamento de dividendos e testado por meio de análise de regressão múltipla. O estudo utiliza os dados financeiros de 10 bancos no período entre 2005 e 2018. Os dados são ainda subdivididos em três subamostras, correspondentes aos períodos pré-crise (2005-2007), crise (2008-2012) e pós-crise (2013-2018). O modelo proposto é testado, para dados de painel, através do estimador panel least squares (PLS), com e sem efeitos fixos, por forma a avaliar o impacto de cada um dos determinantes específicos dos bancos sobre o indicador de dividendos pagos. Conclui-se pela significância estatística global do modelo definido e de vários dos determinantes incluídos. Os resultados para a totalidade da amostra evidenciam que o pagamento de dividendos é impulsionado principalmente pela distribuição passada/histórica e pela influência positiva da performance em termos de rentabilidade (ROAt). Além disso, o tamanho do banco também se mostra significativo embora com sinal oposto ao esperado. O estudo evidencia ainda que os efeitos da maturidade e alavancagem têm menor importância estatística para explicar a política de pagamentos de dividendos. Os resultados são consistentes com a teoria de sinalização da política de dividendos e com o modelo de Lintner de estabilidade dos dividendos. Outro resultado valioso está associado às alterações na política de distribuição de resultados antes, durante e no pós-crise financeira. O estudo suporta a hipótese de influência das crises na política de pagamento de dividendos. Os resultados fornecem evidências que os dividendos no período pós-crise foram condicionados pela política de retenção de resultados imposta pelas autoridades, e que os bancos de maior tamanho estão associados à retoma dos pagamentos. Já o indicador de alavancagem (ALAVt) apenas se apresenta estatisticamente significativo no período pré-crise, e com sinal positivo, contrariando a tese de que a pressão regulatória reduz os dividendos.