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- Estratégia de marketing turístico e plano de ação para o Porto e Norte de Portugal: Horizonte 2015-2020Publication . Castro, Isabel Maria Ferreira deA importância do turismo na Região Norte tem vindo a crescer na última década, atingindo, em 2014, mais de 3 milhões de hóspedes e cerca de 5,4 milhões de dormidas nos empreendimentos turísticos do Porto e Norte de Portugal (PNP), aos quais se junta ainda o desempenho positivo do RevPAR e da taxa de ocupação. Segundo o inquérito ao perfil dos turistas internacionais realizado no Aeroporto Sá Carneiro, o consumo médio na região atingiu 872 EUR, em 2014. Em termos globais, o VAB regional referente ao setor de alojamento, restauração e similares corresponde a 21,5% do VAB nacional nesta categoria, evidenciando que a importância do setor cresceu consideravelmente, sendo superior se se considerarem outras atividades económicas como as agências de viagens, os transportes ou a animação turística. É neste contexto que a Turismo do Porto e Norte de Portugal desenvolve a Estratégia de Marketing Turístico para a Região - Horizonte 2015-2020, e que se apresenta neste documento. Considerando as caraterísticas do território e a vontade dos seus stakeholders, a Estratégia de Marketing Turístico do Porto e Norte de Portugal e o respetivo Plano de Ação assentam na premissa de que o PNP pode afirmar-se e ser reconhecido como um destino cosmopolita e glamoroso, com história e tradição, com uma diversidade de recursos naturais e patrimoniais de referência mundial, com uma oferta gastronómica e vínica ímpar, que se impõe ser experimentado num ambiente de evasão absoluta, ou de entretenimento constante. O PNP tem como missão acolher e satisfazer os seus visitantes, proporcionando-lhes experiências únicas, autênticas, de qualidade superior, salvaguardando ao mesmo tempo as dinâmicas regionais e a sustentabilidade e necessidades sociais e territoriais.