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- Measuring optical properties of human liver between 400 and 1000 nmPublication . Carneiro, Isa; Carvalho, Sónia; Henrique, Rui; Oliveira, Luís; Tuchin, ValeryLaser diagnostics and treatment procedures are commonly performed for visible and near-IR wavelengths. The knowledge of the wavelength dependences for the optical properties of various biological tissues in this spectral range is useful for clinical applications. Since the optical properties of human liver have been previously known only for near-IR wavelengths, the aim is to estimate their wavelength dependences between 400 and 1000 nm. Using spectral measurements from liver samples in this range, we determine their optical properties with the inverse adding-doubling method. The obtained results indicate the presence of bile, oxyhaemoglobin and deoxyhaemoglobin in human liver. The combination of these biological components results in strong absorption for wavelengths between 400 and 600 nm, with peaks at unusual wavelengths. For wavelengths above 600 nm, the wavelength dependences for all optical properties present the typical behavior, but strong and shifted absorption observed for wavelengths below 600 nm has been previously unknown and can be useful for clinical procedures with lasers working in this range.
- Antecedentes da lealdade do estudante do ensino técnico público - um estudo empírico no BrasilPublication . Brito, Léia Torres de; Gonçalves, Paulo Jorge Pinheiro; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraObjetivo – Este trabalho analisa e mede possíveis antecedentes da lealdade do aluno de cursos técnicos públicos do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Metodologia – Pesquisa empírica, de corte transversal, descritiva e quantitativa confirmatória, a partir da identificação de um modelo teórico, suportado pela revisão da bibliografia, admissível de investigar possíveis relações entre variáveis antecedentes da lealdade do aluno. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário online, o qual permitiu obter uma amostra válida de 405 respondentes. As hipóteses foram testadas através de um modelo confirmatório de equações estruturais. Resultados – Os resultados obtidos permitiram confirmar a maioria das hipóteses identificadas e respetivos níveis de associação. A lealdade do aluno é explicada em 50%, em simultâneo, pela sua satisfação, confiança e compromisso. Foram obtidos interessantes níveis de correlação e capacidades preditivas entre as variáveis do estudo. Foi assegurada a validade convergente e discriminante das escalas de medida e uma adequada qualidade psicométrica. Limitações/implicações – A utilização de uma amostra de conveniência exige precaução na leitura dos resultados. A inexistência de estudos homólogos do ensino técnico público brasileiro dificultou a discussão e análise comparativa de resultados. A escolha de certas variáveis de estudo, como explicativas, mesmo suportadas pela revisão bibliográfica, pode constituir outra limitação. Quanto a implicações teóricas o estudo permitiu observar a pertinência e associação de certas variáveis com impacto na lealdade. As implicações práticas do estudo permitem inferir algumas sugestões para os gestores e uma gestão relacional do setor do ensino técnico, no êxito da estratégia e oferta educativa. Originalidade/valor – Esta pesquisa é relevante, já que a lealdade do aluno é objetivo de qualquer instituição de ensino. Este trabalho propôs um novo modelo de relações antecedentes da lealdade do aluno do ensino técnico brasileiro, suscetível de permitir adotar estratégias de marketing relacional.