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- O desafio da gestão e a qualidade do ensino técnico: o caso do Campus IFG de Aparecida de GoiâniaPublication . Alvarenga, Divino Lopes de; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz de; Jorge, RicardoEsta investigação pretende identificar a relação entre os processos de gestão do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia e a qualidade do Ensino Técnico em Nível Médio ofertado pela Instituição. Procura-se conhecer o trabalho da gestão de uma instituição desta natureza demonstrando os desafios que se apresentam a todos aqueles que participam direta ou indiretamente da sua administração, explicitando o caráter público dessa atividade que implica uma série de responsabilidades e o olhar sempre voltado para o serviço à comunidade. Para esse estudo, a compreensão dos conceitos de gestão democrática do ensino público, bem como o conceito de cultura organizacional serão discutidos para que se tenha clareza do objeto a ser investigado. Nesse intento, deseja-se compreender se a administração pode ou não contribuir para a melhoria da qualidade do ensino ofertado no IFG - Aparecida, supondo que ela é fundamental para a concretização dos objetivos desta instituição e na garantia do melhor atendimento às necessidades e anseios da comunidade. Nossa metodologia parte de um estudo de caso tendo como problema de pesquisa ou pergunta chave: A gestão do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia contribui para a qualidade do projeto de ensino da instituição? Para responder a esta questão procederemos a uma investigação empírica por meio de entrevistas, questionário e análise documental, realizando-se no final uma triangulação dos dados obtidos. E, como síntese, mencionamos que, na opinião dos participantes na investigação, os gestores do IFG – Aparecida procuram envolver toda comunidade acadêmica no processo decisório da instituição, o que possibilitará na instituição o exercício de uma gestão escolar ao serviço do pedagógico. Esperamos que este estudo seja um contributo para a compreensão da gestão democrática em instituições de ensino, demonstrando sua relação com a qualidade do ensino e compromisso com a construção de uma cultura organizacional que propicie a formação de todos os envolvidos no processo educativo.