Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Reprocessing of single-use medical devices: clinical and financial resultsPublication . Martins, Bruno de Sousa; Melo, João Queiroz e; Monteiro, João Logarinho; Rente, Graça; Bastos, Pedro TeixeiraExcellent results regarding clinical efficacy and cost reduction are achieved by using certified reprocessed single-use medical devices (SUMDs). This explains why this practice is common in most hospitals across the USA and Germany. However, this is not a common practice at a national level and there are no reports regarding its use in Portugal. We present our experience using these methods at Centro Hospitalar de São João (CHSJ) in Porto. The aim of this study was to compare the clinical results and the financial impact of the use of 2 SUMDs, original and reprocessed, namely the linear suture machine GIA CovidienTM and Harmonic ACE® scissors. A group of 733 patients operated in 2014 was evaluated. Of these patients, 316 were operated on with reprocessed SUMDs and 417 with original SUMDs. Variables referring to the clinical and financial results were analyzed through clinical and management information provided by Unidade de Gestão Autónoma de Cirurgia. A comparison between groups was performed using the χ2 test and the Mann-Whitney test. Indicators related to clinical efficacy show that the use of these SUMDs, professionally reprocessed, did not represent any added risk in comparison to the use of original devices. Regarding costs, there is a very significant difference between the use of a new medical device and that of a reprocessed one. In the case of the Harmonic ACE® scissors and of the linear suture machine GIA CovidienTM, savings were up to 50% per device. This study, the first in Portugal, confirms the economic advantages of reprocessing these 2 devices. The financial benefit was obtained with maintenance of the same clinical results as the ones achieved using original devices. These results are in line with the published literature, proving the validity of using SUMDs after professionally certified reprocessing.
- Práticas na deteção e prevenção de insolvências - o papel do auditorPublication . Neves, Cátia Raquel Sousa das; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoA incerteza e o elevado risco que atualmente afetam os mercados financeiros, a nível internacional, geram um contexto de fragilidade e insegurança, o que se reflete na generalidade das organizações e tem repercussões no futuro das mesmas. Por esse motivo, o problema deste estudo tem por base, o elevado número de empresas que declaram insolvência em Portugal. Nesse sentido, a insolvência empresarial é a incapacidade de uma empresa em cumprir com as suas obrigações. Os modelos de previsão de insolvência são uma das ferramentas de análise, que permitem identificar qual a situação económica da empresa. Com este estudo pretendemos conhecer a opinião dos profissionais de auditoria, no que diz respeito à insolvência e aos modelos de previsão de insolvências, que têm sido objeto de investigação por diversos autores. Iremos analisar dois casos concretos de empresas em processo de insolvência/recuperação no setor da construção, aplicando um modelo de previsão de insolvência a um dos casos estudados. Os casos que iremos analisar são: uma empresa em Processo Especial de Revitalização e outra empresa em Processo de Liquidação do seu Ativo. A escolha do setor da construção deve-se ao facto de, no período em análise, este ser o setor que registou o maior número de insolvências. Para concretizarmos os objetivos deste estudo, recorremos à metodologia de natureza qualitativa e quantitativa, através de um questionário realizado a Revisores Oficiais de Contas e da conceção de um modelo de previsão de insolvência. Verificamos que a maioria dos profissionais de auditoria não utiliza os modelos de prevenção de insolvência, sendo que a sua experiência profissional continua a servir de base à deteção de eventuais situações de insolvência. Comprovamos, ainda, que através da aplicação do modelo de previsão de insolvência proposto, é possível detetar situações de risco moderado e elevado de insolvência.
- Auditoria conjuntaPublication . Cunha, Rafael Brochado; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA auditoria conjunta, na teoria, parece ser um método de trabalho excecional visto que dois auditores independentes emitem uma opinião única sobre as demonstrações financeiras de uma entidade, ou seja, existe o benefício de duas entidades independentes e competentes por um custo marginalmente superior ou igual a uma auditoria regular. No entanto, tem sido muito pouco utilizada no contexto nacional e europeu e não tem havido interesse por parte da administração das empresas em querer conhecer mais sobre este método e quem sabe adotá-lo nas suas empresas. O âmbito desta dissertação vem no sentido de desenvolver o tema que é a auditoria conjunta e através de um caso empírico reunir e tratar informação sobre a opinião pública sobre este tema e sobre a sua possível aplicabilidade futura. Sendo Portugal um país caracterizado por um reduzido número de empresas de grande dimensão e sendo estas muito dependentes de financiamento bancário torna-se essencial que as suas Demonstrações Financeiras sejam caraterizadas por serem verdadeiras, completas e fiáveis e acompanhadas por uma certificação legal de contas que assegura às entidades externas a validade das mesmas.
- Estratégias de aprendizagem do ensino de música no violonceloPublication . Martins, Américo Paulo Marques; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Oliveira, António JoséEste relatório de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música – instrumento violoncelo – e reúne, por um lado, o estágio pedagógico relativo ao ano letivo de 2017/2018, no Conservatório de Música de Vila do Conde, cujas aulas foram observadas e lecionadas na disciplina de instrumento (violoncelo), na classe do Professor Cooperante António Oliveira e, por outro, um estudo de investigação. O presente trabalho centra-se no contexto da autonomia do aluno na aprendizagem do violoncelo e está diretamente articulado com a minha prática docente. O projeto desenvolveu-se na Escola Profissional e Artística do Alto Minho ao longo do ano letivo de 2017/2018. O relatório encontra-se repartido em três capítulos, sendo que o último capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação – Estratégias de aprendizagem do ensino de Música no violoncelo - realizado na Escola Profissional e Artística do Alto Minho. Este incide sobre a investigação de vários pensamentos, opiniões de alguns autores e pedagogos/filósofos. Num contexto metodológico de investigação-ação, a qual se afigurou mais adequada ao objeto de estudo desta investigação, foi utilizada como metodologia principal a aplicação de inquéritos, com uma abordagem quantitativa e posterior recolha e análise de dados. Numa recolha de dados através de inquéritos de resposta fechada (o aluno apenas seleciona a opção entre as apresentadas mais próxima da sua opinião). Foram entregues aos alunos de violoncelo do Curso Instrumentista da Escola Profissional de Música do Alto Minho. As conclusões do estudo demonstram evidências sobre o facto dos alunos nas academias, ensino profissional no qual leciono serem pouco autónomos na sua preparação técnica da aula, para posteriores desempenhos. Será importante num futuro estudo continuar a incentivar e a desenvolver competências de autonomia, na progressão da aprendizagem do Instrumento violoncelo.
