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- O cantor moderno: perspetivas históricas para ajudar a compreender e interpretar o repertório operático de diferentes épocas, autores e estilosPublication . Leite, Ana José Nascimento Vieira; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaEste trabalho está dividido em duas partes. Na Iª parte, parte- se da ideia temática exposta no título deste Projeto de Mestrado – O Cantor Moderno: Perspectivas Históricas para ajudar a Compreender e Interpretar o Repertório Operático de diferentes épocas autores e estilos – e apresenta-se uma sequência de noções e de conceitos historicamente formulados ligados à compreensão, formação e evolução da voz (sua emissão, articulação e técnicas vocais adjacentes) e que se relacionam com o reportório Vocal Operático e sua evolução através das épocas, autores e estilos. Tendo em consideração as minhas características vocais e meus interesses musicais e interpretativos, realizei uma seleção dos autores e das obras que segundo a minha percepção melhor contribuiriam para a clareza e desenvolvimento deste Projeto, e que constituirão o conteúdo do meu recital final. Deste modo, foram analisadas árias de ópera das obras de Claudio Monteverdi (1567– 1643), Jean-Baptiste Lully (1632-1687), Jean-Philippe Rameau (1683–1764), Georg Fiedrich Händel (1685-1759), Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), Carl Maria Von Weber (1786 -1826), Gioachino Rossini (1792-1868), Jules Massenet (1842–1912), Francis Poulenc (1899 -1963), e André Previn (1929). Assim, na IIª parte deste trabalho, e após a escolha das obras e compositores que melhor se adequariam à minha voz e à minha técnica, apresento para cada ária escolhida um contexto histórico efetuada com base em artigos e bibliografias específicas sobre o autor, a época e o estilo. Em seguida, apresento ainda para cada uma das árias acima referidas, uma análise interpretativa parcialmente fundamentada nas noções e nos conceitos recolhidos e expostos na Iª parte do trabalho, e também no conhecimento adquirido através da minha prática enquanto intérprete. O principal objetivo da Iº parte deste trabalho foi criar uma espécie de “Guia Performativo” que permitisse futuramente ajudar outros alunos de canto a interpretar de uma forma mais informada e fundamentada, e de acordo com as características e interesses de cada um, um leque vasto de árias do reportório de ópera, num período que se estende desde o início da ópera até à atualidade. O principal objetivo da IIª parte foi construir um recital exemplificativo, onde se espelhasse o interesse de fundamentar através das noções e conceitos historicamente formulados, as escolhas interpretativas adoptadas para cada ária e compositor, em cada uma das épocas e estilos abordados.
