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- A gestão de risco de crédito no processo de vendas: estudo de caso: pequenas e médias empresas do distrito do PortoPublication . Bessa, Sílvia Cristina Pereira dos Santos; Mendes, Carlos Manuel Antunes; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO elevado número de pequenas e médias empresas no tecido empresarial português e as suas dificuldades estruturais em matéria de prazos excessivos de recebimentos representam um dos fatores mais críticos de falta de competitividade do mercado (Machado-da-Silva & Barbosa, 2002). Daí que o objetivo da presente dissertação tenha sido o de tentar perceber de que forma é realizada a gestão do risco de crédito no processo de vendas nas pequenas e médias empresas do distrito do Porto. Esta dissertação foi dividida em duas partes: a revisão da literatura e o estudo empírico. A revisão da literatura começou pela abordagem do conceito de gestão de risco e a problemática da gestão dos riscos de negócio, a sua aplicação ao processo de concessão de crédito de uma empresa, e termina com a identificação dos parâmetros que definem uma pequena e média empresa. De acordo com Kock (1993), a análise de crédito consiste essencialmente na análise do risco de incumprimento no pagamento, na qual o analista de crédito se esforça por avaliar a capacidade e o desejo que o cliente tem para pagar a dívida. A opção metodológica foi escolhida com o intuito de obter resultados para a realização do estudo. Assim, por um lado, a metodologia quantitativa foi utilizada de forma a obter resultados concretos e fiáveis. Por outro lado, o método qualitativo pretendeu complementar e comprovar a metodologia quantitativa. Os resultados obtidos transmitem a ideia de que o risco de crédito é uma das principais preocupações da pequena e média empresa, e que o estabelecimento de critérios no processo de aceitação de novos clientes e/ou de encomendas pode ajudar à diminuição do mesmo. Uma grande parte das empresas afirmou possuir políticas de crédito e reconheceram que a existência de políticas de crédito adequadas, pode ajudar à concretização dos objetivos.
