Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-07"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A gestão de carreiras nas sociedades de advogados portuguesasPublication . Rocha, Alexandra da Silva; Silva, SusanaOs departamentos de RH de todas as organizações têm algumas responsabilidades na Gestão das Carreiras de todos os seus colaboradores. Esta gestão visa disponibilizar percursos profissionais que sejam atrativos e motivadores para os seus recursos humanos de forma a contribuir para a satisfação dos colaboradores e para a sua retenção. Estes planos deverão permitir o desenvolvimento das competências dos funcionários de forma adequada às suas expetativas, tendo em consideração as necessidades da sociedade. Foram realizadas doze entrevistas semi-estruturadas a advogados e estagiários de três sociedades de advogados portuguesas sobre a sua definição de carreira e sobre os planos de carreira existentes na sociedade. Os dados recolhidos foram analisados com a metodologia qualitativa, pela análise temática. O estudo permitiu concuir que os advogados veem a carreira como um percurso de evolução que deve ser percorrido com o objetivo de obter reconhecimento e consolidação profissional. As sociedades procuram profissionais que se identificam com os seus valores e com um perfil que considerem o mais adequado à sua realidade. Além disso, os planos de carreira existem bem delineados na estrutura das sociedades e todos os advogados são integrados nesses planos, com uma estrutura hierárquica rígida evão progredindo através do atingimento de objetivos. Por fim, propôs-se um estudo mais aprofundado sobre a estratégia de RH nas sociedades ou a relação entre a gestão de carreira e o grau de satisfação dos profissionais das sociedades.
- Modelo integrado de gestão do risco para o setor público português: estudo de caso - o Município da MaiaPublication . Magalhães, Madalena Maria Ribeiro; Dias, Alcina Augusta de Sena Portugal; Sousa, Rita Daniela Oliveira deNum mundo em constante transformação e num contexto macroeconómico cada vez mais imprevisível, revela-se indispensável para as organizações, independentemente do seu âmbito de atuação, gerir os riscos de uma forma consciente e sistematizada. Concretamente no Sector Público Português, a preocupação com a implementação de um processo formal de Gestão do Risco já é uma realidade, a qual se configura pela publicação de recomendações com carácter vinculativo e de aplicação obrigatória emitidas pelo Conselho de Prevenção da Corrupção. Inicialmente, essas diretrizes contemplavam apenas todos os factos ou circunstâncias suscetíveis de gerar corrupção ou infrações conexas. Mas atualmente, o seu âmbito de aplicação estende-se a todos os riscos de gestão. O presente trabalho tem por objetivo a conceção de uma proposta de Modelo Integrado de Gestão do Risco para o Sector Público Português. Esta proposta foi elaborada com recurso a um estudo de caso – O Município da Maia – mas aspira-se que seja aplicável a qualquer organização do domínio público. Neste sentido, procedeu-se a uma revisão bibliográfica respeitante à temática da Gestão do Risco e respetivo enquadramento no contexto do sector público nacional. Posteriormente, através da realização de entrevistas, observação direta e triangulação foi possível: identificar as práticas de Gestão do Risco implementadas no município; percecionar a dinâmica do Sistema de Gestão organizacional e a atividade desenvolvida pela Auditoria Interna; e caracterizar o Plano de Gestão dos Riscos do Município da Maia, instrumento privilegiado de prevenção dos riscos organizacionais. Concluímos que o Município da Maia considera a Gestão do Risco como uma ferramenta importante de gestão municipal, dando cumprimento rigoroso ao exigido legalmente pelo Conselho de Prevenção da Corrupção. No entanto, verificou-se que a prática de gestão dos riscos necessita ainda de consolidação na sua implementação. Por tal, presume-se que o modelo proposto neste trabalho permitirá uma gestão estruturada e sistematizada dos riscos da organização, contribuirá para a melhoria contínua do seu Sistema de Gestão e colocará o município num patamar acima do que é praticado habitualmente pelos organismos públicos neste âmbito.
- Controlo interno no processo de cobrança: estudo de caso do Politécnico do PortoPublication . Petezi, Nzimba; Mendes, Carlos Manuel AntunesO processo de cobranças é um dos processos críticos em qualquer organização, independentemente de ter ou não fins lucrativos. De facto, as organizações encerram a sua atividade não por razões de natureza económica (prejuízos), mas por razões de natureza financeira (tesouraria), uma vez que deixam de poder assegurar a sua continuidade. Daí a necessidade de existir um controlo interno adequado no processo de cobrança, sob pena de cessarem as condições para manter a atividade, ou na melhor das situações, a conseguir manter a um nível sustentável. Seguimos o método do estudo de caso, o do Politécnico do Porto, avaliando o processo de cobrança em funcionamento, e tentamos propor melhores práticas de controlo, alinhando os objetivos do controlo interno com os da organização. Efectuamos inquérito por questionário e entrevista na Entidade. Os resultados obtidos indicaram que a Entidade tem implementado o controlo interno no processo de cobrança e que os procedimentos de controlo estão a operar de forma razoavel, todavia é possível melhorar indicadores da eficácia e eficiência.
- Projeto de implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado na norma NP EN ISO 9001:2015 - estudo de caso Pinheiro Cardoso, LdaPublication . Cardoso, Daniela Pinheiro; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO projeto apresentado consiste na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na organização Pinheiro&Cardoso, Lda., empresa do setor da Construção Civil – Carpintaria de Limpos. O projeto tem por base um estudo de caso, com o intuito de melhorar o seu desempenho organizacional. O Sistema de Gestão da Qualidade projetado é apoiado pela versão portuguesa da Norma Europeia ISO 9001:2015. O presente estudo foi sustentado por reuniões com a gestão de topo da Pinheiro&Cardoso, Lda., entrevista com os colaboradores, formação de sensibilização com toda a organização e observações do autor, permitindo o desenvolvimento de uma proposta para futura implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na empresa. A metodologia utilizada neste trabalho é o estudo de caso de natureza qualitativa. Primeiramente, foi feita uma análise das práticas da organização face aos requisitos do referencial normativo, consentindo num conhecimento para desenvolver as ações necessárias à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. Foi estudado o processo do trabalho desenvolvido pela organização desde a consulta dos clientes ao fornecimento de produtos e serviços, sendo parte fundamental a abordagem por processos recomendado pelo referencial normativo. O resultado permitiu adequar os processos existentes, analisar o contexto organizacional e desenvolver a estratégia de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015, sempre com o foco central na satisfação dos clientes e outras partes interessadas. A organização Pinheiro&Cardoso, Lda., com a proposta de implementação do presente projeto, assumiu uma nova postura face ao pensamento sobre a Qualidade e sua importância. A perceção do funcionamento e a clarificação do seu sistema documental também foram adquiridos pela empresa, que se comprometeu a corrigir situações, procurando a melhoria das ligações com todas as partes interessadas.