Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de desempenho na perceção dos docentes de atividades de enriquecimento curricular: pertinência e critériosPublication . Santos, Tito Carlos Branco dos; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraAvaliação de desempenho na perceção dos docentes de atividades de enriquecimento curricular: pertinência e critérios
- O capital intelectual e a transferência de conhecimento - um estudo aplicado a empresas de Contabilidade/Auditoria/Consultoria FiscalPublication . Duarte, Cátia Alexandra Moreira; Vale, José António Fernandes Lopes OliveiraNa atual economia considerada “do conhecimento”, a Gestão do Conhecimento (GC) e a Gestão do Capital Intelectual (GCI) são cada vez mais importantes para as organizações criarem valor. No entanto, apesar destas duas áreas de investigação estarem intimamente relacionadas, consideramos que essa relação deve ser mais explorada. Esta dissertação visa, assim, discutir a relação existente entre as principais dimensões do Capital Intelectual (CI) e Transferência de Conhecimento (TC) de empresas portuguesas de contabilidade/auditoria/consultoria fiscal. Em termos metodológicos, recorre-se a uma abordagem quantitativa. Especificamente, recorreu-se ao modelo de equações estruturais para testar as hipóteses formuladas. Os resultados sugerem a existência de uma relação positiva entre a TC e as dimensões de CI. Surpreendentemente, o efeito do Capital Humano (CH) na TC, apesar de positivo, não é significativo. Considera-se que importantes implicações em termos de gestão poderão resultar deste estudo, nomeadamente melhorar a perceção dos gestores para a importância destes conceitos e sua relação. A principal limitação é o facto de se ter analisado apenas uma dimensão da GC, a TC. Futuramente, sugere-se uma análise das inter-relações entre todas as dimensões da GC e do CI.
- Recrutamento e seleção: as práticas de recrutamento e seleção nas StartupsPublication . Fernandes, Vitor Hugo Machado; Soares, Rui Jorge JesusAtualmente, cada vez mais as organizações se preocupam com a gestão de recursos humanos. A competitividade, o avanço da tecnologia e as oscilações de mercado obrigaram as organizações a criar estratégias para não serem ultrapassadas e sobretudo para se adaptarem a novas realidades, e o recrutamento e seleção começou a ser visto como fundamental para o sucesso organizacional. O objetivo principal deste estudo, baseia-se em identificar as práticas de recrutamento e seleção utilizadas pelas startups. Fizeram parte deste estudo 12 responsáveis de startups portuguesas, responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção, do sexo feminino e masculino com uma média de idade de 34 anos (DP=8,53). Foram recolhidos os dados sociodemográficos dos participantes através de um inquérito e foi elaborado um guião de entrevista com 12 questões pertinentes para o estudo. As respostas obtidas no guião foram tratadas através da análise de conteúdo, sendo depois possível identificar-se as categorias e subcategorias das respostas recebidas. Os principais resultados obtidos mostram-nos que o tipo de recrutamento mais utilizado é o recrutamento externo, sendo privilegiado o recrutamento através de plataformas online (linkedin e facebook) e as entrevistas o método mais utilizado para selecionar candidatos, prevalecendo as entrevistas individuais. Foi possível também perceber que grande parte dos entrevistados atribui grande importância ao planeamento do processo de recrutamento e seleção. Em relação às competências transversais, o trabalho em equipa, a disponibilidade e a responsabilidade assumem-se como as competências mais valorizadas pelo recrutador. Estudos futuros devem contar com metodologias quantitativas de forma a conter amostras maiores.