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- O nada em potência de tudoPublication . Rodrigues, Júlia Costa e Silva Mendes; Vicente, Maria Inês Areal Rothes MarquesA presente reflexão escrita complementa o Projeto de Mestrado em Teatro que resultou no espetáculo teatral intitulado “Para saber onde acaba (o)” apresentado nos dias 13, 14 e 15 de julho nas instalações de um antigo talho na Rua do Lidador em Vila do Conde e foi desenvolvido em colaboração com um grupo de adolescentes da associação Camaleões d’Alma. Este projeto partiu de uma pesquisa que procurou perceber de que forma é possível partir de um estado de Nada para a procura de um “Tudo” que constituirá a linguagem do coletivo teatral na criação colaborativa de um espetáculo resultante dos embates do interesse e do saber dos diferentes agentes criativos (entendidos como todos os elementos humanos geradores de material cénico) integrados nas diferentes fases do processo de criação através de um conjunto de dispositivos de recolha e tratamento de material cénico que funcionaram como «terreno de jogo» com realidades autónomas em que as leis e costumes da vida quotidiana perdem validade de modo a potenciar a delimitação de um «universo» próprio de valor temporário no qual a atividade seja desligada dos interesses materiais de cada indivíduo com vista a potenciar a tradução do pensamento individual na lógica coletiva. Esta investigação pretende entender de que forma pode o teatro interagir com a época em que vivemos, com os seus valores de espontaneidade, aleatoriedade, imediatez, transitoriedade e multidisciplinariedade numa era tecnológica marcada pelo «fenómeno» da Internet, assim como a função do caos na linguagem derivado da heterogeneidade e instabilidade das designações e representações percebendo de que forma a multiplicidade de meios, suportes, tarefas e funções pode contribuir para a procura da materialização do pensamento através da sua demonstrabilidade.
- O ajustamento intercultural de expatriados portugueses em AngolaPublication . Fonseca, Mariana Reis; Martins, Dora Cristina MoreiraA expansão internacional dos negócios empresariais portugueses levou ao aumento das relações interculturais. Estas relações apresentam as pessoas como fator principal para o sucesso desta internacionalização. Desta forma, o principal objetivo do presente estudo passa por compreender a perceção dos expatriados portugueses acerca do seu processo de ajustamento intercultural em missões internacionais (MI) em Angola. De forma a dar resposta a esta questão, após a realização da revisão da literatura, foi utilizada uma metodologia qualitativa. Para tal, recorreu-se à entrevista semiestruturada como instrumento privilegiado de recolha de informação, tendo sido realizadas 13 entrevistas válidas a expatriados portugueses que tenham estado, ou que ainda estejam, em MI em Angola. Os resultados obtidos sugerem a existência de 4 comportamentos distintos no processo de ajustamento intercultural dos expatriados portugueses em Angola. Por um lado, em dois dos comportamentos verifica-se a existência de um choque cultural à chegada a Angola, sendo que num deles não se verifica um ajustamento efetivo à cultura angolana. Por outro lado, os restantes dois comportamentos experienciaram, à chegada ao país de destino, êxtase e vontade de integrar na nova cultura. Num dos comportamentos, esta fase inicial foi seguida de um choque cultural, voltando a aumentar gradualmente à medida que os hábitos e rotinas foram criados e, num outro, nunca foi experienciado a fase de choque cultural, mantendo-se sempre positivo em todo o processo de ajustamento intercultural. Os resultados permitem, ainda, compreender de que forma o apoio organizacional prestado antes, durante e após a realização da MI do expatriado contribui para um melhor ajustamento intercultural. No final da dissertação são discutidos os resultados obtidos neste estudo e apresentadas as limitações encontradas, recomendações para estudos futuros e respetivas conclusões