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- Mapeamento das competências-chave transversaisPublication . Rodrigues, João Filipe Santos; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Lamas, Marco Aurélio RibeiroNeste trabalho desenvolve-se um projeto de intervenção no âmbito do Mapeamento de Competências, aplicado na Grés Panaria Portugal, S.A. O projeto surgiu da necessidade de tornar o Departamento de Recursos Humanos da organização mais estratégico e possibilitar a adoção de uma política de Gestão de Recursos Humanos (GRH) integrada, com vista à melhoria de algumas práticas e a adoção de outras. A competitividade e as exigências de mercado que as empresas enfrentam atualmente obriga a uma adaptação constante para o alcance dos níveis de sucesso desejáveis. Neste contexto, a Gestão por Competências afigura-se como um suporte à organização e ao seu desenvolvimento, uma vez que se baseia num referencial de gestão de pessoas transversal a toda a organização, permite uma gestão mais integrada e coerente de todos os processos de GRH. O Mapeamento de Competências é fulcral para a adequação dos colaboradores à organização. Neste quadro, a atuação deste projeto de intervenção recaiu sobre as áreas-chave da organização, que sustentam diretamente o negócio. Foi definida como finalidade a validação, em julho de 2017, do portfólio das competências-chave transversais das áreas-chave da empresa, por nível de responsabilidade. Para o sucesso do projeto, optou-se pela estratégia do modelo genérico personalizado (Sanghi, 2007), composta por dois âmbitos estratégicos: identificação e caracterização das competências-chave transversais das áreas-chave da organização, por nível de responsabilidade. Para a concretização dos objetivos propostos, recorreu-se ao profundo conhecimento empírico dos responsáveis pelas áreas-chave da organização, sendo que todas as fases do processo foram sendo acompanhadas e validadas pela direção de Recursos Humanos, que tem uma visão geral da empresa e competência para o fazer. Os resultados da avaliação confirmam o cumprimento dos objetivos estratégicos, operacionais e da finalidade que se propôs. Na conclusão do trabalho apresentam-se as reflexões teóricas e empíricas. Numa perspetiva futura, espera-se que o produto deste trabalho, além de vir a ser utilizado nos vários processos de Gestão de Recursos Humanos, venha a servir de base ao mapeamento das competências das restantes áreas da organização e à adoção de práticas como a Gestão de Carreiras e a Avaliação de Desempenho.