Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-27"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administraçãoPublication . Agostinho, Eliseu Daniel Vunge; Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daA evolução constante na nossa sociedade, os novos desafios que têm vindo a ser colocados às Instituições de Ensino Superior (IES), na formação de estudantes mais capazes e com competências mais valorizadas e necessárias para os empregadores, induz a necessidade de procurar alternativas complementares aos métodos de ensino tradicionais. O processo de Bolonha, também ele um indutor de mudança, colocou novos desafios aos Docentes e Discentes, pois o número de horas de contacto decresceu e com isso a necessidade de trabalho fora de aulas por parte dos alunos também aumentou substancialmente. Os Professores foram confrontados com a necessidade de se adaptarem às mudanças e com isso foram surgindo novos métodos de ensino. Desses métodos de ensino, que foram emergindo, iremos abordar na presente investigação, o método utilizado nas unidades curriculares de Projeto de Simulação Empresarial (PSE), do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), como uma alternativa/complemento ao método tradicional que ainda é o único utilizado em muitos países, caso de Angola, país com fortes ligações a Portugal. A presente investigação pretende elencar e contribuir para a melhoria do ensino superior da contabilidade e da gestão no processo de reforço na aquisição de competências que os estudantes das licenciaturas do departamento de ciências económicas e de gestão do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO), devem possuir chegados ao termo do seu processo de formação O objetivo da nossa investigação é demonstrar a utilidade deste método de ensino numa IES Angolana, o Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO). Na presente investigação realizámos questionários aos alunos do ISCAP e do IMETRO. Além dos questionários foram ainda realizadas entrevistas a Docentes do ISCAP e do IMETRO.