Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Proposta de exercícios complementares de caixa e marimba para iniciação à percussão - faixa etária entre os 5 e os 8 anos de idadePublication . Santiago, Luís Felipe Batista; Campos, Manuel António Veríssimo de; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Dias, André Filipe da SilvaO presente relatório de estágio é o resultado final do processo de trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, no contexto do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Neste trabalho, organizado em três capítulos, procurou-se sistematizar e refletir sobre a Prática Educativa. O primeiro capítulo foca-se na recolha de dados, descrição e análise acerca do contexto educativo da Academia de Música de Costa Cabral, fazendo ainda uma breve ponderação sobre papel do educador e da avaliação formativa no processo de aprendizagem de crianças na faixa etária entre os 5 e os 8 anos. O segundo capítulo incide na Prática Educativa Supervisionada, e detalha toda a componente teórica e prática do estágio realizado na Academia de Música de Costa Cabral; contém também uma curta observação sobre a utilidade do processo criativo em sala de aula. O terceiro capítulo tem como núcleo o projeto de investigação desenvolvido, e que contemplou a elaboração dum método/ caderno de exercícios de leitura para alunos de iniciação à percussão, como proposta de complemento das aulas. Todo este processo promoveu a pesquisa sobre a motivação para a docência. As considerações finais permitem indicar a fiabilidade do projeto e abrem caminho para a continuação da procura de novos materiais e estratégias.
- A importância da parentalidade na fase inicial ao estudo individual do fagotePublication . Bastos, Ana Isabel Vieira Alves Queirós; Silva, Pedro Miguel de Abreu Faria da; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Figueiredo, José PedroO presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada na Academia de Música de Vilar do Paraíso, sob orientação dos professores Pedro Miguel Silva (orientador), Sofia Lourenço (coorientadora) e José Pedro Figueiredo (cooperante). Neste contexto procurei, a partir de aulas individuais lecionadas a dois alunos do ensino básico, aferir preliminarmente a eficácia do envolvimento parental no desenvolvimento de competências como as estratégias de estudo e a motivação. A intervenção pedagógica teve como objetivos: (1) Otimizar a autonomia, motivação e estratégias de estudo para o aluno, através da interação pai-professor e pai-aluno; (2) Criar ferramentas (procedimentos e estratégias de implementação do envolvimento parental), adaptando ao ensino especializado de música os modelos existentes; (3) Perceber se há vantagens e desvantagens no apoio familiar no estudo. Desta intervenção surgiram algumas estratégias que promoveram a integração dos pais, dos alunos, da escola e dos professores, num processo colaborativo, motivador, e integrador, dos intervenientes no processo de aprendizagem.
- Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpaPublication . Versace, Erica; Silva, Pedro Alexandre Sousa e; Vázquez Salvi, Angélica MercedesO presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver um projeto de intervenção na aprendizagem do instrumento Harpa. Tendo em conta as dificuldades detetadas ao nível da coordenação motora na maioria dos alunos deste instrumento, achou-se pertinente investigar as dificuldades relacionados com a coordenação motora, fazer um levantamento dos problemas mais recorrentes e analisar as questões referentes aos mesmos para compreender como melhorá-los no ensino e na aprendizagem do instrumento. Nesse sentido, visou-se desenvolver a coordenação motora na prática do instrumento, através da criação de exercícios específicos conducentes à melhoria deste aspeto técnico quando se introduz repertório com pedais. O projeto de intervenção foi desenvolvido no Conservatório de Música de Coimbra, tendo como participantes alunos do ensino básico (1º, 3º e 4º Graus). Foi desenvolvido um conjunto de cinco exercícios destinados à melhoria da coordenação entre mãos e pés. Os dados foram recolhidos através de gravações efetuadas no primeiro contacto com os exercícios e, mais tarde, após um conjunto de aulas e estudo individual desses exercícios; e também através de um questionário respondido pelos alunos no final da intervenção. Os resultados foram positivos, contribuindo para uma significativa melhoria da coordenação motora entre as mãos e os pés. Além deste projeto de intervenção, durante o último ano do mestrado, foi realizada a prática pedagógica supervisionada, no Conservatório de Música do Porto e no Conservatório de Música de Coimbra. Destas instituições é feita uma contextualização, quer ao nível histórico quer ao nível pedagógico, onde constam planificações das aulas, programas oficiais da disciplina Harpa bem como reflexões críticas sobre as aulas assistidas e as aulas supervisionadas.