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- A importância do estudo aprofundado da melodia na improvisaçãoPublication . Quintas, Alexandre Dahmen; Marques, José Telmo Rodrigues; Pereira, Francisco António; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daEsta exposição é referente ao Relatório de Prática Educativa, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto. Este deseja ser uma reflexão crítica sobre o ensino da música, práticas, métodos, metodologias, assim como dos seus presentes desafios, tem em conta a implementação de novas ofertas educativas na área do ensino da música e em particular do jazz no ensino artístico. Não obstante a reflexão sobre a Prática Educativa Supervisonada, descreve, ainda, um projeto de intervenção realizado no Conservatório de Música do Porto, e que contempla uma atividade realizada com e para os alunos do curso de Jazz do Conservatório de Música do Porto intitulada de “A Importância do Estudo Aprofundado da Melodia na Improvisação”. A minha intervenção consistiu em, através da análise da melodia de um tema, mais concretamente, através da redução melódica dos primeiros 8 compassos do tema All of Me com os alunos, perceber se havia influências musicais significativas nas improvisações dos mesmos. A metodologia foi a comparação entre as improvisações antes e depois da análise melódica e pequenos exercícios de improvisação à volta das notas resultantes da redução melódica baseando-se numa das componentes da análise schenkeriana. Pode-se concluir que a consciência auditiva das notas principais das melodias (Guide lines) é determinante no que respeita à capacidade de improvisar com sentido musical, uma vez que ajuda no desenvolvimento de linhas melódicas com uma relação próxima com o tema. As conclusões apontam para a ideia de que deve fazer parte da rotina de estudo dos alunos, uma análise das Guide lines das canções que interpretam.
