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- Piano solo no jazz - prática e ensinoPublication . Gomes, Paulo Manuel Marques; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Carvalho, PauloO tema deste trabalho procura incidir sobre Piano Solo no Jazz - Prática e ensino. Face à muito parca (ou inexistente) literatura didática para o ensino formal (e não formal) do piano solo no Jazz, entendeu-se partir para uma proposta de método de ensino aplicado aos alunos do secundário de ensino especializado da Música. Os objetivos gerais deste projeto de investigação são as possibilidades metodológicas para a aprendizagem do piano solo, partindo da escrita típica dos standards do jazz - linha melódica e harmonia cifrada. O objetivo específico é dar um contributo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, partindo de uma metodologia com base na tradição oral da prática artística dos músicos de Jazz. A metodologia desenvolve-se numa perspetiva de investigação-ação neste contexto de evolução de âmbito pedagógico, a partir do método reflexivo com base na literatura crítica disponível, e, especificamente, com base na prática artística e pedagógica do autor deste trabalho, numa perspetiva de investigação-ação. Este Relatório de Estágio inclui igualmente a descrição de toda a prática educativa, respetivas aulas planificadas e reflexões correspondentes, para além do enquadramento da instituição centenária de Ensino de Música do Conservatório de Música do Porto. As conclusões apontam no sentido da utilidade e maior relevância deste manual didático para alunos de piano jazz.
- Improvisação sobre standards de jazz para instrumentos melódicos: uma abordagem progressiva de base diatónicaPublication . Costa, João Pedro Lima Brandão; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Carvalho, PauloEste relatório está baseado na minha prática educativa, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Esta prática foi integrada na variante jazz do curso secundário de música do Conservatório de Música do Porto, abrangendo várias áreas entre as classes de conjunto e as aulas individuais de instrumento. Este pretende ser um relatório reflexivo sobre esta prática. O projeto de investigação, consubstanciado num proposta de contributo didático, e partindo de uma abordagem metodológica de investigação-ação, pretendeu encontrar um modelo que proporcionasse a aquisição de ferramentas para a construção melódica. Segundo a minha experiência docente, quando um aluno improvisa sobre a tonalidade, inicialmente, a sua maior dificuldade é assimilar auditivamente as notas estranhas à tonalidade e compreender a hierarquia das notas a cada momento. Este é um método pensado para instrumentistas melódicos, em que se pretende colmatar essa dificuldade, seleccionando exercícios que permitam desenvolver a capacidade auditiva, evidenciando a importância das notas do acorde. O trabalho está dividido em três partes: a primeira parte descreve o contexto em que se dá a prática, descrevendo a instituição e a sua dinâmica; a segunda parte está reservada às reflexões sobre a prática educativa; a terceira apresenta a proposta de método didáctico desenvolvida durante o estágio.