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- El primer cuaderno de Iberia de Isaac Albéniz: hacia una búsqueda de las características nacionalistas en la interpretación pianísticaPublication . Polo Infante, Carlos Javier; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daO motivo da escolha deste tema reside no meu gosto pela interpretação da música de Albéniz. Considero que Iberia é uma obra-prima para piano, nomeadamente o primeiro caderno, que é aquele que apresenta melhor coesão musical e artística. Partindo do conceito de “Escola de Piano” defendido por Lourenço (2012), o objetivo principal do meu trabalho é refletir sobre os traços nacionalistas na interpretação pianística. Pretende, além disso, investigar as caraterísticas nacionalistas utilizadas nas peças selecionadas e estabelecer linhas analíticas entre os estudos que constam de revisão bibliográfica focados no nacionalismo espanhol, assim como analisar a partitura e as gravações sonoras e a visão sobre o primeiro caderno de Iberia dos intérpretes selecionados. A abordagem metodológica situa-se no âmbito de uma investigação qualitativa, como estudo comparativo, usando como instrumentos de investigação e recolha de dados a análise dos elementos nacionalistas que se manifestam nas obras, assim como o estudo comparativo das interpretações dos diferentes pianistas selecionados. Tenciona-se aqui conhecer como é que abordam os traços nacionalistas na sua interpretação, averiguando se as variantes têm relação com uma determinada escola pianística, e, por consequência, com uma determinada tendência interpretativa nacionalista (Lourenço, 2012). Pretende-se igualmente continuar o estudo realizado por Alfonso Pérez (2013) incluindo agora pianistas tão relevantes como Claudio Arrau, Daniel Barenboim e Lang-Lang, e ainda analisar a minha própria gravação da obra em estudo: El primer cuaderno de Iberia de Isaac Albéniz. Por último, concluiu-se o percurso analítico deste estudo comparativo, tendo sido cumpridos os objetivos gerais e específicos do projeto científico inicial. Uma das principais conclusões demonstra que as gravações de Larrocha e Polo poderiam ser as que mais se aproximam de uma tendência interpretativa ou escola de piano espanhola.
