Browsing by Issue Date, starting with "2011-01-28"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A dimensão crítica na interpretação musicalPublication . Cruz, Rui Martins da; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daA abordagem da performance musical a partir de modelos de pensamento estético e outros critérios de razão é um exercício que envolve uma articulação complexa de vários campos de estudo, genericamente: a história, a estética, a técnica, o repertório e a recepção crítica. O estado da arte admite condições para um estudo mais sistemático de modelos críticos interpretativos. Este estudo incorpora o conjunto de perspectivas disponíveis no horizonte das ideias sobre música e interpretação, reflectindo depois sobre o papel da interpretação musical na performance crítica. O esforço de identificação de modelos críticos e princípios estéticos de performance musical cria as bases para um estudo conceptual sobre a natureza e evolução histórica da interpretação musical no domínio da música de arte ocidental, tornando possível também a produção de argumento crítico de especialidade e a comunicação de tendências e estilos interpretativos.
- Da criação musical à prática interpretativa: um diálogo ao encontro da inovação estética e artística do fagote em PortugalPublication . Silva, Pedro Miguel de Abreu Faria da; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daNa qualidade de docente e instrumentista, várias são as dificuldades para aquisição/interpretação de partituras para fagote que possam colmatar a prática pedagógica e académica. O tema para realização da presente dissertação centrou-se na criação musical e na interpretação, analisando quais os factores determinantes na linguagem e inovação estética subjacente ao repertório para fagote. Procedeu-se a uma recolha de dados através de seis entrevistas, seguida de uma observação e análise dos métodos e técnicas utilizados na elaboração da obra musical, assim como os diferentes modos de nomenclatura musical empregues, estabelecendo pontos de conexão com a motivação, a criatividade, o papel do compositor/intérprete, performance, no contexto da música nacional. Paralelamente, e como principal objectivo de estudo, recrutaram-se um conjunto de obras musicais, produzidas por Sérgio Azevedo, Telmo Marques, Jean François Lezé, Fernando Lapa, Carlos Azevedo e José Luís Ferreira, privilegiando e promovendo a diversidade da linguagem musical que caracteriza cada um dos convidados. Dada a diversidade dos compositores e das suas respostas, verificou-se que não existe um padrão para compositor contemporâneo, e confirmou-se que a ausência de repertório para fagote continuaria a não merecer uma atenção prioritária por parte destes. A aquisição de seis obras para fagote solo/piano, revelou-se fundamental, não só do ponto de vista da inovação estética e musical, mas também na procura de novos parâmetros académicos e profissionais, integrando os catálogos de música portuguesa.