Browsing by Author "Vieira, Pedro Miguel do Lago"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Organização de serviços de manutenção e testes de “drones” comerciaisPublication . Vieira, Pedro Miguel do Lago; Silva, Francisco José Gomes daA nível mundial, o setor dos Unmanned Aerial Vehicle (UAV’s) tem estado em constante crescimento. Associado a este crescimento está o aumento da competitividade do mercado. No que se refere ao mercado, a competitividade não é a nível nacional, mas sim mundial, o que eleva o patamar de desenvolvimento das aeronaves. Perante esta realidade, é imprescindível ser eficaz em todos os aspetos, não só no desenvolvimento do UAV, mas também na otimização dos processos e da documentação. Neste sentido, é crucial promover a normalização dos processos e da documentação. A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida na empresa X Aerosystems, S.A. que, devido a sua juventude, é necessário implementar muitos processos e documentação que não existe e que obrigatoriamente tem de existir para preservar o futuro do projeto. Perante isto, foi estudada a otimização dos processos a realizar para os testes do avião, desde o transporte à organização de voos. A organização da manutenção do avião também foi um dos casos de estudo. Perante este estudo é de realçar que, todos os casos que foram estudados foram implementados devido à grande importância e influencia que tinham no projeto. No que respeita aos testes de voo, foi implementado um processo de transporte do avião muito eficaz, que envolveu a personalização de uma carrinha para o efeito. Relativamente à documentação dos testes de voo, foi desenvolvido um livro com várias checklists, desde a montagem do avião à conclusão dos testes, com as várias tarefas a realizar ao longo de todos os testes de voo. Foi criado também um programa de voos de teste com os testes e procedimentos a realizar, para com isto garantir que tudo será testado de forma lógica e eficaz. Por fim, foi criado um cartão de voos de teste, para registar tudo o que acontece e influencia estes voos. Na manutenção, foi criado um programa que nos indica o que há a fazer em cada momento; para realizar a manutenção no momento certo foi necessário criar um documento de registo de serviço do avião (Technical Log Book), que regista as horas e ciclos de funcionamento do mesmo e tudo o que acontece a nível funcional durante os testes. Por fim, no capítulo de manutenção, foi implementado um cartão de trabalhos do avião para registar todos os trabalhos efetuados.