Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Organização de serviços de manutenção e testes de “drones” comerciais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_PedroVieira_2019_MEM.pdf5.77 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A nível mundial, o setor dos Unmanned Aerial Vehicle (UAV’s) tem estado em constante crescimento. Associado a este crescimento está o aumento da competitividade do mercado. No que se refere ao mercado, a competitividade não é a nível nacional, mas sim mundial, o que eleva o patamar de desenvolvimento das aeronaves. Perante esta realidade, é imprescindível ser eficaz em todos os aspetos, não só no desenvolvimento do UAV, mas também na otimização dos processos e da documentação. Neste sentido, é crucial promover a normalização dos processos e da documentação. A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida na empresa X Aerosystems, S.A. que, devido a sua juventude, é necessário implementar muitos processos e documentação que não existe e que obrigatoriamente tem de existir para preservar o futuro do projeto. Perante isto, foi estudada a otimização dos processos a realizar para os testes do avião, desde o transporte à organização de voos. A organização da manutenção do avião também foi um dos casos de estudo. Perante este estudo é de realçar que, todos os casos que foram estudados foram implementados devido à grande importância e influencia que tinham no projeto. No que respeita aos testes de voo, foi implementado um processo de transporte do avião muito eficaz, que envolveu a personalização de uma carrinha para o efeito. Relativamente à documentação dos testes de voo, foi desenvolvido um livro com várias checklists, desde a montagem do avião à conclusão dos testes, com as várias tarefas a realizar ao longo de todos os testes de voo. Foi criado também um programa de voos de teste com os testes e procedimentos a realizar, para com isto garantir que tudo será testado de forma lógica e eficaz. Por fim, foi criado um cartão de voos de teste, para registar tudo o que acontece e influencia estes voos. Na manutenção, foi criado um programa que nos indica o que há a fazer em cada momento; para realizar a manutenção no momento certo foi necessário criar um documento de registo de serviço do avião (Technical Log Book), que regista as horas e ciclos de funcionamento do mesmo e tudo o que acontece a nível funcional durante os testes. Por fim, no capítulo de manutenção, foi implementado um cartão de trabalhos do avião para registar todos os trabalhos efetuados.
The UAV sector worldwide has been constantly growing and this growth brought an increase in competition. The market competition is not on a national level, but on an international level, which leads to increased development baseline. With this said, it is indispensable being efficient not only on the UAV development, but on the process and documentation optimization. It is necessary to promote normalization of processes and documentation. This thesis was developed on the company X AeroSystems, S.A., that due to its youth, it is necessary to implement multiple processes and documents that do not yet exist, and, that need to exist to preserve the future of the project. With this, an optimization of the processes for the plane's testing were studied, from the transportation to the flight planning. The plane's maintenance organization was also a case study. In this study, it is necessary to stress that all the cases studied were implemented due to the importance and influence on the project. Regarding the fight tests, an extremely efficient plane transportation process, that involved a small truck for transportation, was implemented. Concerning the flight test documentation, a book with multiple checklists from the assembly to the conclusion of the tests with the multiple tasks to to be done during testing was created. A test flight program with the tests and procedures to be done was also created. These were done to guarantee that everything was tested efficiently and logically. To round it all up, a test flight card was created to register everything that happened and what might have affected the test flights. For the maintenance was created a maintenance program that alerts us at the exact moment that maintenance is needed. To do the maintenance at the right moment it was necessary to create a Technical Log Book, that registers the functioning hours and cycles of the plane as well as everything that happens at a functional level during testing. To finish the maintenance chapter a card with the plane works was implemented, where all the work done on the plane was registered.

Description

Keywords

Manutenção Testes de voo Adaptação de carrinha de transporte Criação Maintenance Flight test Adaptation of transport van Creation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License