Browsing by Author "Vieira, Jorge Manuel Amaral"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação energética de uma escolaPublication . Vieira, Jorge Manuel Amaral; Pilão, Rosa MariaDe modo a reduzir o consumo energético, diminuindo o peso da factura energética anual e contribuindo para um ambiente mais limpo, a escola, que proporciona a aquisição de competências aliadas ao saber ser, saber estar e saber fazer, perante o flagelo da poluição atmosférica, deverá primeiramente perceber a importância da existência de uma gestão energética, para que com isso utilize eficientemente a energia. É neste contexto que surge este trabalho, com o objectivo principal de realizar uma avaliação energética a uma escola, para que assim seja possível compreender a necessidade de alterar a forma de encarar a energia, já que, muitas vezes, ela é negligenciada, pois o peso da factura energética é baixo, quando comparado com o peso de outros factores. Este trabalho começa pela recolha de toda a informação necessária, incluindo, facturas energéticas, plantas, horários, mapas relativos a docentes, funcionários e alunos, funcionamento da escola, iluminação e equipamentos, para posteriormente elaborar o levantamento energético, proceder à análise detalhada de facturas de energia eléctrica, determinar o índice de eficiência energética (IEE) pelo método simplificado no âmbito do Regulamento dos Sistemas Energéticos e de Climatização dos Edifícios (RSECE) finalizando com a desagregação dos consumos eléctricos. Os resultados do levantamento energético permitiram averiguar que a factura energética da escola no período em análise teve o valor de 26586 €/ano e que a principal forma de energia consumida na escola é a energia eléctrica com um peso de 87% no consumo total contra 7% atribuído ao consumo de combustíveis. Associado ao consumo de energia foi calculado o valor anual de cerca de 144 tCO2e para as emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Foi efectuada a desagregação dos consumos de energia eléctrica tendo-se concluído que a iluminação e equipamentos informáticos são os principais consumidores com pesos semelhantes na casa dos 39%. Foi possível concluir que o sistema de iluminação, instalado nos diferentes espaços da escola, se encontra desajustado à realidade da mesma tendo sido identificadas reais oportunidades de redução do consumo de energia eléctrica. A análise detalhada das facturas permitiu concluir que a opção tarifária da escola não se encontra desajustada e permitiu identificar a necessidade de compensar a energia reactiva consumida pela escola. O valor obtido para o IEE foi de 6,5 kgep/m2.ano concluindo-se que o edifício cumpre os requisitos energéticos do RSECE. Os resultados mostram que a avaliação energética da escola, permite conhecer a sua realidade energética, possibilitando a implementação de uma série de medidas que ensinam a utilizar a energia mais eficazmente, conseguindo-se reduzir consumos, custos bem como contribuir para a concretização do compromisso assumido por Portugal perante os países Europeus, relativo às emissões dos GEE.