Browsing by Author "Versace, Erica"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributo para o desenvolvimento da coordenação motora no instrumento harpaPublication . Versace, Erica; Silva, Pedro Alexandre Sousa e; Vázquez Salvi, Angélica MercedesO presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver um projeto de intervenção na aprendizagem do instrumento Harpa. Tendo em conta as dificuldades detetadas ao nível da coordenação motora na maioria dos alunos deste instrumento, achou-se pertinente investigar as dificuldades relacionados com a coordenação motora, fazer um levantamento dos problemas mais recorrentes e analisar as questões referentes aos mesmos para compreender como melhorá-los no ensino e na aprendizagem do instrumento. Nesse sentido, visou-se desenvolver a coordenação motora na prática do instrumento, através da criação de exercícios específicos conducentes à melhoria deste aspeto técnico quando se introduz repertório com pedais. O projeto de intervenção foi desenvolvido no Conservatório de Música de Coimbra, tendo como participantes alunos do ensino básico (1º, 3º e 4º Graus). Foi desenvolvido um conjunto de cinco exercícios destinados à melhoria da coordenação entre mãos e pés. Os dados foram recolhidos através de gravações efetuadas no primeiro contacto com os exercícios e, mais tarde, após um conjunto de aulas e estudo individual desses exercícios; e também através de um questionário respondido pelos alunos no final da intervenção. Os resultados foram positivos, contribuindo para uma significativa melhoria da coordenação motora entre as mãos e os pés. Além deste projeto de intervenção, durante o último ano do mestrado, foi realizada a prática pedagógica supervisionada, no Conservatório de Música do Porto e no Conservatório de Música de Coimbra. Destas instituições é feita uma contextualização, quer ao nível histórico quer ao nível pedagógico, onde constam planificações das aulas, programas oficiais da disciplina Harpa bem como reflexões críticas sobre as aulas assistidas e as aulas supervisionadas.