Browsing by Author "Valente, Natacha Andreia Silveira da silva"
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- Compras online em Portugal - o impacto da COVID-19 nas compras e hábitos alimentares na primeira infânciaPublication . Valente, Natacha Andreia Silveira da silva; Lima, Ana Patrícia Pinto deA crise global provocada pela COVID-19 originou transformações profundas nas economias mundiais, impulsionando a digitalização de pessoas, serviços e negócios. O comércio eletrónico emergiu como canal essencial durante este período, com impacto duradouro nos hábitos de consumo. A alimentação tornou-se um dos eixos centrais da preocupação pública e familiar, especialmente no caso de crianças em idade pediátrica. Este estudo investiga a perceção dos consumidores portugueses sobre as compras online de bens alimentares e os seus impactos na alimentação de crianças entre os 0 e os 6 anos. Foi aplicada uma metodologia quantitativa, com recolha de dados através de questionário estruturado, dirigido a agregados familiares com filhos em idade pediátrica. Foram recolhidas 329 respostas válidas, das quais 127 foram incluídas na análise estatística principal e 85 utilizadas na aplicação do modelo da Teoria do Comportamento Planeado (TPB). Cerca de 66,7% reconheceram ter havido alterações na dieta infantil. 34,6% consideraram que esta passou a ser mais saudável e 20,1% acreditam que piorou. Foi reportado um aumento no consumo de alimentos processados (34,6%) mas 76,5% também adquiriram frescos, embora tenham percecionado uma redução na sua variedade. As análises evidenciaram ainda que 74,2% dos participantes aumentaram a frequência de compra online de alimentos durante a pandemia e 49,4% mantiveram este hábito. Foram confirmadas quatro das oito hipóteses de investigação, validando a existência de alterações comportamentais significativas. A aplicação da TPB demonstrou que o controlo comportamental percecionado foi o preditor mais significativo da intenção de compra. A norma subjetiva teve impacto moderado e a atitude não foi significativa. Este estudo contribui para a compreensão do comportamento de consumo alimentar infantil em tempos de crise, oferecendo insights relevantes para profissionais de saúde, decisores públicos e plataformas de e-commerce alimentar orientadas para famílias com crianças.
