Browsing by Author "Vale, Daniela Rocha do"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégia digital de internacionalização da ZippyPublication . Vale, Daniela Rocha do; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaNa atualidade o panorama da internacionalização das empresas está em constante mudança e este processo torna-se essencial para um elevado número de empresas. A estratégia de internacionalização dá assim resposta aos desafios da globalização e apresenta-se como uma solução para os problemas de crescimento das empresas. Esta decisão é de extrema importância dentro da organização e implica que as empresas tenham um elevado conjunto de recursos humanos e económicos, capacidades e competências que permitam que as marcas se diferenciem nos mercados para onde vão internacionalizar, tendo em vista a obtenção de vantagens competitivas. Perante a decisão de internacionalizar, o processo de internacionalização digital, apresenta vários desafios e opções de escolha por entre muitos canais disponíveis a ao alcance de todas as marcas. As principais decisões estratégicas que os gestores têm que tomar são a escolha dos mercados prioritários, quais as motivações para a internacionalização e quais os métodos de entrada mais adequados a cada mercado, se através da exportação, criação de franchising ou até mesmo joint ventures e quais as melhores estratégias a adotar no meio digital. O objetivo do presente projeto era que este se tornasse uma ferramenta de apoio à tomada de decisão de internacionalização por parte dos gestores, bem como auxiliar na definição das melhores estratégias adotar no seu processo de internacionalização digital. São sugeridas estratégias de SEO, redes sociais e de criação de conteúdo. Nesta investigação enveredou-se pela metodologia qualitativa intervencionista, utilizando o método do estudo de caso único e a análise documental. Deste estudo foi possível concluir que as caraterísticas do mercado podem influenciar de forma positiva a obtenção de vantagem competitiva, bem como identificar e definir as melhores estratégias de internacionalização no meio digital.
