Browsing by Author "Troia, Sara"
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- Efeito de ondas de choque com exercício aeróbico no grau de celulite: RCTPublication . Noites, Andreia; Troia, Sara; Moreira, Ana Maria; Pisco, Daniela; Vale, Ana Luísa; Carvalho, Paulo; Vilarinho, RuiA celulite é uma condição multifatorial que está presente na maioria das mulheres adultas. Vários tipos de tratamento têm sido explorados na literatura, entre elas está a Terapia de Ondas de Choque. Porém, desconhecem os resultados da associação de tal terapia com um Programa de Exercício Aeróbico. Analisar o efeito da Terapia de Ondas de Choque associado com um Programa de Exercício Aeróbio para o tratamento de celulite. Foram selecionadas 45 mulheres com idades entre 18 e 32 anos, com grau moderado e grave de celulite, foram alocadas aleatoriamente, considerando o grau de severidade e nível de atividade física. Foram formados dois grupos experimentais e um de controle. O grupo controle realizou apenas uma avaliação inicial e final. O grupo experimental 1 realizou um Programa de Exercício Aeróbio e o grupo experimental 2, associou a este, um protocolo de Terapia de Ondas de Choque Radiais. Os grupos experimentais cumpriram 6 sessões de intervenção durante 3 semanas. Além do grau de severidade, foram avaliadas medidas antropométricas, composição corporal, espessura do tecido adiposo subcutâneo e temperatura cutânea. Os resultados foram avaliados por meio do teste ANOVA para amostras independentes e Kruskal Wallis, com nível de significância de 0,05. Verificou-se uma redução significativa na severidade da celulite, do grupo experimental 2 em relação ao 1 (p=0,032) e em relação ao controle (p<0,001). A associação de Terapia de Ondas de Choque e Exercício Aeróbio demonstrou-se eficaz na redução de severidade da celulite.
- Effect of shock wave therapy associated with aerobic exercise on cellulite: A randomized controlled trialPublication . Troia, Sara; Moreira, Ana Maria; Pisco, Daniela; Noites, Andreia; Vale, Ana Luísa; Carvalho, Paulo; Vilarinho, RuiBackground Cellulite is a multifactor and controversial condition. Several methods have been explored to reduce it, not always with favorable results. Shock Wave Therapy has been shown to be effective, but the results of its association with an Aerobic Exercise Program are unknown.
- Fisioterapia na Comunidade: um projeto interdisciplinar - Reflexão crítica de docentes e estudantesPublication . Santos, Paula Clara; Baylina, Pilar; Oliveira, Carla; Barbosa, Pedro Maciel; Mesquita, Cristina; Dores, Artemisa R; Félix, José; Troia, Sara; Moreira, Ana MariaA intervenção comunitária tem crescido de forma relevante, implicando que os curricula académicos se adaptem a esta nova realidade. A unidade curricular (UC) de Fisioterapia na Comunidade, do 3.º ano da licenciatura de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, visa o desenvolvimento de competências de promoção da saúde. Esta UC envolve uma forte articulação com a comunidade, o que promove a aprendizagem em contexto real e potencia a transferência das competências adquiridas. De entre os objetivos desta UC destaca-se o desenvolvimento de um projeto de intervenção comunitária inovador e de aplicação real, suportado na identificação de necessidades emergentes e considerando o ciclo de vida dos indivíduos e de grupos específicos da população. Por outro lado, o modelo pedagógico Problem-Based Learning (PBL), adotado pela licenciatura em Fisioterapia desde 2009, favorece a forte articulação das diferentes áreas técnico-científicas intervenientes (Fisioterapia; Ciências Sociais e Humanas; Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática; Gestão e Administração em Saúde e Terapia da Fala), essenciais para a construção da personalidade individual enquanto futuros terapeutas, e confere ao estudante um papel central na aprendizagem. A análise reflexiva de docentes e estudantes desta UC permite concluir que esta metodologia de ensino tem permitido uma excelente articulação do conhecimento das várias áreas técnico-científicas e a aquisição de competências mais completas por parte dos estudantes. Na perspetiva dos estudantes torna-se evidente também o desenvolvimento de diversas competências transversais, nomeadamente a criatividade, liderança, comunicação, gestão do tempo, trabalho de equipa, relações interpessoais, autonomia e capacidade de decisão.