Browsing by Author "Teixeira, Jéssica Andreia da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O segredo está em sonhar e acreditar que é possível!Publication . Teixeira, Jéssica Andreia da Silva; Mascarenhas, DanielaO presente relatório de estágio, intitulado de O segredo está em sonhar e acreditar que é possível!, surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos conducentes ao grau de mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento visa retratar o percurso desenvolvido pela mestranda no decorrer da prática profissional, fazendo, por isso, uso de pressupostos teóricos e legais que sustentem a sua ação, mas, também, de saberes científicos, pedagógicos, didáticos e humanos essenciais à prática docente. Ao longo do estágio, a mestranda teve o privilégio de contactar com dois contextos de ensino, um alusivo ao 1º CEB e outro ao 2º CEB, cuja caracterização é efetuada no presente documento. Concomitantemente, são apresentadas algumas das intervenções realizadas pela mestranda em ambos os contextos, através de reflexões pormenorizadas, que espelham a multiplicidade de estratégias e recursos mobilizados, assim como as aprendizagens efetuadas pelos alunos. De referir, ainda, que a pluralidade de experiências vividas e de aprendizagens concretizadas pela mestranda, tiveram por base a metodologia de investigação-ação, que assenta em quatro momentos: observação, planificação, ação e reflexão pós-ação. Além do mais, destaca-se o ciclo de supervisão e a cooperação entre todos os intervenientes presentes neste percurso, que, através de sucessivas partilhas e reflexões, contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, e para a, consequente, construção da identidade docente. O presente documento alberga, ainda, uma componente investigativa, redigida em formato de artigo, na qual se pretendeu compreender a influência do material manipulável blocos padrão no desenvolvimento de conceitos geométricos, de competências e das capacidades matemáticas transversais, em alunos do 1º ano de escolaridade. Com a finalização do presente relatório, dá-se por concluída a formação inicial da mestrada e, consequentemente, o concretizar do seu sonho, "o sonho de ser professora". Sem dúvida alguma que este percurso foi pautado por grandes desafios, mas, também, por grandes aprendizagens. Além do mais, foi através dessa aventura que a mestranda retirou um lema para vida: para alcançar os seus objetivos, é necessário "sonhar", trabalhar, dedicar, mas, também, "acreditar que é possível".