Browsing by Author "Teixeira, Hugo Emanuel da Silva"
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- Caracterização da consciencialização Ambiental da Comunidade do Politécnico do PortoPublication . Teixeira, Hugo Emanuel da Silva; Lopes, Augusto Miguel Rosa; Correia, Aldina Isabel de AzevedoNo decorrer das últimas décadas assistiu-se ao aumento das problemáticas ambientais, assim como à implementação de várias medidas para as combater, contudo, é inadiável a mudança de atitudes e comportamentos através da adoção de um Desenvolvimento Sustentável, sendo as Instituições de Ensino Superior organizações de excelência no contributo para essa mudança. O presente estudo caracterizou a consciencialização ambiental da comunidade do Politécnico do Porto, tendo para o efeito, analisado o seu conhecimento ambiental, atitudes e comportamentos pró- ambientais, assim como a relação entre estes. A recolha de dados foi efetuada através da aplicação de um questionário adaptado do inquérito do programa Eco-Escolas, complementado com questões resultantes da revisão da literatura, tendo-se obtido uma amostra de 3.321 indivíduos, oriundos das várias unidades orgânicas do Politécnico do Porto. Após a sua recolha, os dados foram alvo de tratamento estatístico no programa IBM SPSS Statistics 25. A realização deste estudo permitiu classificar a comunidade do Politécnico do Porto como possuindo maioritariamente, um nível médio/alto de consciência ambiental, assim como um nível alto de conhecimento ambiental e atitudes pró-ambientais e um nível médio de comportamentos pró- ambientais. Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas de consciência ambiental, conhecimento ambiental, atitudes e comportamentos pró-ambientais entre os diferentes grupos das variáveis género, idade e unidade orgânica, assim como, de consciência ambiental, conhecimento ambiental e atitudes pró-ambientais das variáveis, função e habilitações literárias. Não se verificou nenhuma diferença estatisticamente significativa no caso da variável zona onde reside durante o período não letivo. Constatou-se ainda a existência de associações positivas entre conhecimento ambiental, atitudes e comportamentos pró-ambientais. Os dados recolhidos, após tratamento estatístico, foram fornecidos aos responsáveis pela implementação do programa Eco-Escolas/EcoCampus, servindo de ponto de partida para a adoção das medidas de intervenção necessárias para a implementação do programa, culminando com a atribuição do Galardão Eco-Escolas a cinco escolas do Politécnico do Porto. A proposta de intervenção apresentada permitirá o aumento da consciencialização ambiental e do conhecimento ambiental, assim como a melhoria de atitudes e comportamentos pró-ambientais de toda a comunidade, contribuindo de forma ativa para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.