Browsing by Author "Teixeira, Diana Flávia"
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- A Liderança Interna como pilar da criação de valor: o caso da indústria do calçado da região do Tâmega e SousaPublication . Teixeira, Diana Flávia; Duarte, NelsonConsiderando a liderança como um mecanismo estratégico que, quando eficazmente verificado, impulsiona, não só, o potencial criativo e inovador dos stakeholders internos como a captação e criação de valor organizacional e individual, a presente investigação visa abordar se as técnicas de liderança aplicadas (ou não) pelo setor do calçado na Região do Tâmega e Sousa impulsionam e dinamizam não só a criação mas a cocriação de valor. Os objetivos de investigação passam, não só, por identificar as principais fontes de criação de valor neste setor, numa perspetiva de aprendizagem e crescimento, mas relacionar o trinómio liderança interna, valorização do capital humano e criação de valor agregado. Fatores como a dinamização industrial e a criação de vantagem competitiva são também abordados no sentido de perceber a importância dada aos mecanismos de valorização e satisfação profissional. Segundo os objetivos de investigação e o campo de aplicação definido, utilizou-se um método de investigação quantitativo, de modo a dar resposta à questão de investigação central definida: De que forma a capacidade de liderar os stakeholders internos impulsiona a criação de valor na indústria do calçado?. O método de investigação considerado mais adequado a este estudo foi o inquérito por questionário, feito, presencialmente e via email, a líderes industriais e respetivos colaboradores. Numa análise à indústria do calçado da Região do Tâmega e Sousa pode concluir-se que há uma aposta clara em processos internos e retenção e satisfação de clientes e uma preocupação financeira transversal mas identifica-se um baixo investimento numa perspetiva de aprendizagem e crescimento. Ou seja, há a necessidade de apostar e/ou desenvolver processos de gestão motivacional, de desempenho e de conhecimento e de definir políticas de reconhecimento de ativos, de valorização de relacionamentos e de desenvolvimento de competências. De modo a contribuir para uma melhor alavancagem do processo de Criação de Valor, é proposto um plano de melhoria estratégica para a indústria.