Browsing by Author "Teixeira, Bruno Filipe Varela Reis"
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- Impacto da melhoria contínua na performance de uma organização – o caso da ArgonPublication . Teixeira, Bruno Filipe Varela Reis; Oliveira, Adriana José Veloso deAs empresas, para se tornarem competitivas, tentam adotar técnicas que lhes permitam obter vantagens comparativamente às empresas concorrentes, de que podem ser exemplo a diferenciação nos produtos ou a melhoria no serviço prestado aos seus clientes. Desta forma, a metodologia 5S assim como o Kaizen têm ganho notoriedade no mundo empresarial, uma vez que fornecem vantagens às empresas que adotam estas ferramentas. Estes instrumentos permitem às empresas executarem as suas tarefas de forma mais eficiente, evitando os desperdícios e melhorarem as suas atividades continuamente, permitindo que estas implementem melhorias nos processos das suas atividades. Neste sentido, entendeu-se pertinente formular a seguinte questão de investigação: Como a implementação da melhoria contínua gerou impacto na performance da empresa Argon no período 2021-2023? Para responder à questão, definiu-se como objetivo geral analisar e descrever o impacto da melhoria contínua na empresa Argon. Para responder à questão formulada, a pesquisa seguiu uma abordagem de estudo de caso, com os dados a serem analisados tendo por base um conjunto de relatórios referentes ao período pré e pós implementação da melhoria contínua na organização Argon. Assim, com a autorização do fornecimento de dados da empresa Argon, foi possível fazer-se uma análise da situação desta organização e dos resultados obtidos antes e depois da implementação das ferramentas de melhoria contínua. A análise inclui indicadores como rotação de stock e nível de serviço, mostrando melhorias significativas após a adoção das práticas de melhoria contínua. A empresa não apenas alcançou, como superou os objetivos estabelecidos: evolução positiva nos indicadores de performance (rotação de Stock, nível de serviço e percentagem de reclamações internas por linhas separadas) e, consequentemente, aumento da satisfação do cliente. A conclusão reforça a importância de uma cultura organizacional que apoie a melhoria contínua, destacando os benefícios obtidos e os desafios superados. Este estudo contribui para a compreensão de como a melhoria contínua pode ser um motor para a inovação e eficiência em empresas do setor de telecomunicações e eletrónicos.