Browsing by Author "Souza, Joseane Linhares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A gestão escolar e suas práticas de prevenção e mediação da violência verbal dos estudantes em sala de aulaPublication . Souza, Joseane Linhares; Cardoso, Maria Inês Silva TeixeiraA constatação de que situações de violência verbal têm sido uma constante na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco de Assis Rios, levou ao desenvolvimento de um projeto pedagógico por parte da gestão escolar, em estreita colaboração com a coordenação pedagógica e os professores da comunidade educativa, situação que motivou a realização do presente estudo. O objetivo é analisar as práticas adotadas pela gestão escolar e o corpo docente para prevenir e mediar a violência verbal dos alunos em sala de aula. A pesquisa é fundamentada nas teorias de Henri Wallon (2007), Paulo Freire (2011) e Vigotsky (2007). Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), no qual foi utilizado o questionário como instrumento de recolha de dados. Participaram no estudo o gestor escolar, o coordenador pedagógico, oito professores e vinte e oito alunos da turma de 9º ano (manhã). Os resultados permitiram inferir que a implementação do projeto “Trabalhando a autoestima e resgatando valores”, facilitada através de práticas pedagógicas que integraram atividades lúdicas e significativas (ex: seminários e círculo de diálogos), desencadeou diferentes respostas que permitiram minimizar a conduta agressiva e, simultaneamente, melhorar nas relações interpessoais. Essa estratégia pedagógica oportunizou a participação de todos os alunos e despertou neles atitudes como: respeito pelo outro, autoestima, autoconfiança e espírito crítico. De salientar a importância da comunidade educativa trabalhar em conjunto para reverter as atitudes de violência na escola, assim como a importância da gestão escolar acordar parcerias com outras instituições integradas na comunidade.