Browsing by Author "Sousa, Clara Maria Rodrigues Paulos Welch de"
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- Relatório de Estágio de Clara Maria Rodrigues Paulos Welch de SousaPublication . Sousa, Clara Maria Rodrigues Paulos Welch de; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Férias, Ana RitaO presente relatório descreve e analisa a formação pedagógica, pessoal e profissional, desenvolvida pela docente durante a Prática Educativa Supervisionada, nas valências do contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar. Para construir e enriquecer a personalidade do docente enquanto profissional indagador e reflexivo, surge a necessidade de compreender e fundamentar as especificidades dos níveis educativos bem como as suas dimensões. De modo a articulá-las, salienta-se a Metodologia de Investigação-Ação, que enaltece o processo de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Requer, por parte do docente, uma postura reflexiva e investigativa durante as interações pedagógicas, fomentando o trabalho colaborativo de modo a serem desenvolvidas práticas educativas promotoras de aprendizagens significativas para as crianças. Apresentam-se e analisam-se, também, os referentes teóricos e legais, onde o seu conhecimento resulta no desenvolvimento de práticas sustentadas. A mobilização de saberes das diversas áreas do conhecimento permite desenvolver aprendizagens articuladas entre a teoria e a prática, evidentes nas práticas desenvolvidas. Privilegia-se e motiva-se o desenvolvimento holístico da criança, colocando-a no centro da sua aprendizagem, sustentado numa perspetiva sócio construtivista. Enaltece-se as metodologias ativas com vista a um desenvolvimento significativo, sustentado numa escola inclusiva espelhada, também, nas vivências, reflexões e nos saberes profissionais construídos numa visão crítica e fundamentada acerca das duas valências. Todo o percurso descrito neste documento e a Prática Educativa Supervisionada permitiram o crescimento pessoal e a construção de identidade profissional, perspetivando a construção de novos conhecimentos que permitem práticas sustentadas que possibilitem responder às necessidades e interesses de todas as crianças.
