Browsing by Author "Sofia, Ana Rita Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os fatores que influenciam a confiança online no Consumer Generated Media: o caso BookingPublication . Sofia, Ana Rita Oliveira; Magalhães, José Manuel de OliveiraNo decorrer de vários anos, as empresas sofreram transformações na forma como atuam e divulgam os seus produtos e serviços, quer seja de maneira online e/ou offline. Fruto da evolução, o setor do turismo não ficou de fora, e por consequência viu-se obrigado a adpatar-se aos novos paradigmas, como forma de diferenciar-se e garantir uma vantagem competitiva. Eis que surgem novas plataformas inovadoras, tais como a Booking e o TripAdivsor que agregam vários serviços e que os consumidores turísticos utilizam cada vez mais para planearem e realizarem as suas reservas de alojamentos. Com o aparecimento dessas plataformas e do maior uso por parte dos consumidores, emergiu paralelamente o Consumer Generated Media (CGM), aumentando exponencialmente e exercendo uma grande influência no processo de reserva de um alojamento turístico. A presente investigação passa por investigar os antecedentes que influenciam a confiança online no CGM na plataforma Booking e perceber se essa confiança online no CGM afeta o comportamento do consumidor de viagens da mesma plataforma, fazendo com que este adote as recomendações e pratique o word-of-mouth. Assim sendo, esta assenta numa análise quantitativa por meio de um inquérito por questionário, baseado no modelo denominado de Trust Building Model. Este modelo está dividido em três principais categorias: antecedentes baseados no website, na empresa e no cliente já testado por Filieri, Alguezaui, & McLeay (2015). Concluiu-se que a credibilidade da fonte percebida, a qualidade da informação, qualidade percebida do website, a satisfação do utilizador com experiências anteriores e a experiência e conhecimento do mesmo, são os antecedentes que afetam a confiança online no CGM. Para além destes antecedentes, a adoção das recomendações e o WOM são os consequentes da confiança online no CGM, que afetam o comportamento do consumidor.