Browsing by Author "Soares, Sara Isabel da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Employer branding - atrair e reter pessoas numa empresa familiar de estofosPublication . Soares, Sara Isabel da Silva; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraEste projeto foi desenvolvido na Estofos FRS, uma empresa familiar de estofos localizada em Gandra, Paredes. O desafio surgiu da necessidade de desenvolver uma estratégia de atração e retenção de pessoas numa região e setor altamente competitivos, com escassez de mão-de-obra qualificada. Neste sentido, o principal objetivo é posicionar a empresa como um empregador atrativo, através da implementação de práticas de Employer Branding. A metodologia adotada baseou-se no Project Management Body of Knowledge (PMBOK), que orientou todas as etapas do projeto. Para a recolha de informação foram utilizadas diferentes técnicas de investigação, nomeadamente análise documental, focus groups, entrevistas, observação direta e aplicação de questionários. As iniciativas implementadas foram organizadas em dois eixos: atração e retenção. No âmbito da retenção, destacam-se: o plano de acolhimento e integração, as atividades de equipa e bem-estar, e o plano de comunicação interna. Na atração: o programa de recomendação, a reformulação da identidade organizacional (missão, visão, valores e o rebranding da imagem da empresa) e a criação de presença digital nas redes sociais. No eixo da retenção, os resultados demonstraram melhorias na comunicação interna, maior participação nas atividades/eventos e reações positivas à nova identidade, reforçando a cultura da empresa e aumentando a satisfação global dos colaboradores. No eixo da atração, com a nova imagem e presença digital, espera-se, a médio-longo prazo, um aumento da atratividade da empresa. A implementação de práticas de employer branding adatapdas à realidade da empresa, contribuem para posicionar a Estofos FRS como um local mais atrativo para trabalhar. Assim, este projeto reforça a importância de encarar o employer branding como um processo estratégico e contínuo, mesmo para PME’s, devendo ser construído de dentro para fora, com base nos valores organizacionais.
