Browsing by Author "Soares, Rui Filipe Gonçalves Correia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A interação do clarinete com a eletrónica em tempo realPublication . Soares, Rui Filipe Gonçalves Correia; Pinto, Nuno FernandesO principal objetivo deste projeto de Mestrado em Interpretação Artística foi o de estimular direta e indiretamente a prática da Música Eletroacústica, com particular enfâse na prática da Música para Clarinete e Eletrónica em Tempo Real. Outro objetivo, foi o de expor os problemas associados a este género de performance apresentando, sempre que possível, soluções para os mesmos. Assim, numa primeira fase, foi contextualizado o surgimento da Música Eletroacústica e consequente desenvolvimento. Na segunda fase, procedeu-se à contextualização do instrumento desde a sua criação até à atualidade fazendo referência às diversas alterações técnicas que o mesmo sofreu. Na terceira fase, estabeleceu-se uma dicotomia entre a Música Eletrónica em Tempo Diferido e a Música Eletrónica em Tempo Real sendo apresentadas as diferenças entre ambas e as respetivas formas de sincronização para com um instrumento. Por último, foram apresentadas as dificuldades e/ou problemas que surgem inerentes à prática de Música Eletrónica em Tempo Real.
- As técnicas expandidas como ferramenta de trabalho no ensino do clarinetePublication . Soares, Rui Filipe Gonçalves Correia; Pinto, Nuno Fernandes; Ramos, Avelino; Fernandes, João Pedro; Alves, RicardoO principal objetivo desta dissertação de Mestrado em Ensino da Música, foi o de desenvolver e sustentar uma ferramenta de trabalho inovadora para o contexto de ensino e aprendizagem do clarinete, associada à utilização de técnicas contemporâneas/expandidas como forma de resolução e/ou trabalho de problemas relacionados com a base da execução do clarinete. Outro dos objetivos deste trabalho, foi o de expor e evidenciar toda a prática pedagógica estabelecida a partir da realização do Estágio Curricular, assim como as experiências e competências adquiridas a partir do mesmo. Assim, numa primeira fase foi apresentado o Relatório de Estágio, com evidência sobre as componentes de observação e lecionação de aulas. Na segunda fase, procedeu-se a uma revisão bibliográfica e contextualização dos princípios mecânicos da execução do clarinete, do surgimento e evolução das técnicas expandidas, assim como das diversas técnicas expandidas utilizadas no reportório escrito para clarinete. Por último, na terceira fase, foi evidenciada a concretização do Projeto de Intervenção, através da apresentação das diversas fases do projeto e dos respetivos resultados obtidos. Desta forma, espera-se ter contribuído positivamente para o desenvolvimento do Ensino do Clarinete, através da potencialização de uma nova ferramenta de trabalho que os professores poderão utilizar diariamente junto dos seus alunos de uma forma dinâmica e motivadora.