Browsing by Author "Soares, Marta Bebiana Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação on-line das ONGs e a angariação de fundosPublication . Soares, Marta Bebiana Teixeira; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraA contínua evolução das tecnologias de informação no mundo contemporâneo tem alterado a forma de comunicação e angariação de fundos das Organizações Não-Governamentais (ONG). Atualmente, as ONGs em Portugal têm feito um esforço suplementar na procura e adaptação dos seus meios de comunicação on-line para a sensibilização, recrutamento de voluntários e angariação de donativos para as suas causas sociais. A atual e débil situação financeira de Portugal tem limitado a resposta e impacto das ONGs na sociedade. A diminuição de apoios estatais e donativos para a contínua operação das ONGs origina a utilização do marketing usando ferramentas on-line, como uma fonte importante de rendimento e de expansão da sua rede de comunicação e de envolvimento de pessoas. Com este trabalho procurou-se entender como as ONGs podem usar as plataformas de comunicação on-line para atingir os objectivos. Este estudo considera o impacto que a comunicação on-line (sites, redes sociais e blogues) tem na angariação de donativos/fundos. Para se desenvolver a investigação, utilizou-se a metodologia do estudo de caso, tendo-se selecionado uma ONG portuguesa, com elevada notoriedade, a AMI. O estudo de caso foi efetuado numa ótica de aprendizagem, com o intuito de analisar, juntamente com os alunos, a utilização atual da comunicação on-line por parte das ONGs, procurando desenvolver um espírito crítico e despertar consciências. Este estudo de caso permitiu-nos concluir que a AMI utiliza as ferramentas de comunicação on-line na divulgação e angariação de fundos, sendo o site, loja on-line, blogue, Facebook e plataforma de donativos os seus principais meios. Constatou-se ainda que a interatividade dos mesmos potencializa uma maior visibilidade da ONG e, por conseguinte, mais doações. No entanto, existem ainda potencialidades na comunicação on-line da AMI pouco exploradas que poderão ser objeto de melhorias de forma a contribuir para o aumento de donativos.
