Browsing by Author "Soares, Beatriz Pires Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A perceção do bem-estar no trabalho em hotelaria: o caso do hotel Intercontinental Cascais-EstorilPublication . Soares, Beatriz Pires Teixeira; Melo, António; Silva, SusanaO presente relatório foi realizado no âmbito de um Estágio Curricular no Hotel InterContinental Cascais-Estoril, que iniciou em setembro de 2023 e terminou em abril de 2024. Apresenta o percurso realizado durante o Estágio Curricular e um Estudo Empírico que visa conhecer os fatores que condicionam o bem-estar no local de trabalho, dos trabalhadores do setor hoteleiro. A partir do referencial teórico sobre os modelos de bem-estar no trabalho, o Estudo Empírico recorre a um explicativo, denominado BPSO, que abrange não só as condições organizacionais, mas também as sociais, biológicas e psicológicas dos trabalhadores. Depois de o adequar ao setor hoteleiro, são estudadas as estratégias desenvolvidas pela entidade de acolhimento orientadas para o bem-estar dos seus trabalhadores. O método utilizado foi a realização de entrevistas, nomeadamente a Diretora geral e as Gestoras dos Recursos Humanos e ainda o inquérito por questionário, do qual se obteve respostas de 34 trabalhadores de vários departamentos do hotel. As entrevistas e o inquérito foram realizados por forma a conhecer os fatores específicos do hotel que condicionam, de forma positiva e negativa, os níveis de bem-estar no local de trabalho e os processos que utilizam para a garantia e/ou a promoção do bem-estar dos seus trabalhadores. O tratamento dos dados foi efetuado através da análise do conteúdo e do estabelecimento da relação e associação entre variáveis com recurso a estatística descritiva. Os principais resultados revelam que a grande maioria dos inquiridos têm uma perspetiva muito positiva em relação ao ambiente de trabalho e que existe uma grande aposta por parte do hotel na promoção da convivência saudável dos seus trabalhadores e no desenvolvimento das suas competências profissionais. Este trabalho demonstra que as estratégias de suporte e motivacionais dos trabalhadores focadas nas suas necessidades e potencialidades biológicas, psicológicas e sociais contribuem para o seu bem-estar, e que a Comunicação e a Liderança são fatores essenciais que beneficiam o hotel e os seus trabalhadores, proporcionando informação, para que, possam realizar o seu trabalho e se sintam motivados e ouvidos.