Browsing by Author "Silveira, Natacha Alexandra Carneiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O LinkedIn como ferramenta no recrutamento e seleção: como criar um perfil atrativo na procura de empregoPublication . Silveira, Natacha Alexandra Carneiro; Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira Rodrigues; Malta, Mariana CuradoA área dos Recursos Humanos detém bastante importância numa organização. Preencher as vagas existentes com as pessoas certas pode ser uma das causas de sucesso de uma organização. Autores como Chiavenato (1999) produziram várias obras acerca do tema, que se mantêm actuais. No entanto, o processo de Recrutamento e Selecção tem evoluído juntamente com as necessidades de cada organização e de cada candidato. Com a crescente utilização de redes sociais, surgem as que se dedicam à vertente profissional dos seus utilizadores, como é o caso da plataforma LinkedIn, cada vez mais proeminente entre profissionais das mais variadas áreas. Nesta plataforma, as organizações podem dar a conhecer a sua oferta, e os restantes utilizadores podem utilizar o seu perfil como modo de se candidatarem a estas ofertas de emprego. A maneira como cada utilizador constrói o seu perfil, um Curriculum Vitae online, pode persuadir ou dissuadir potenciais empregadores, quer pela sua construção inadequada, quer pela falta de informação diferenciadora. Nesta dissertação, procurou-se averiguar quais as características que as empresas consideram importantes ao recrutar um candidato, e de que modo o fazem utilizando o LinkedIn; e onde encontram as informações que distinguem os candidatos preferidos quando pesquisam um perfil. Também se procurou saber de que modo são afectados os candidatos, no grupo específico de Assessores de Administração. De que modo utilizam esta rede profissional? Qual a importância percebida da mesma? Estará o seu perfil construído de modo apelativo, e contém as informações procuradas pelos recrutadores? O objectivo desta dissertação é responder a estas questões, e elaborar um breve Guia prático que possa servir de auxílio ao preenchimento do perfil no LinkedIn, como modo de tornar cada perfil simples, mas diferente dos restantes. O estudo efectuado é qualitativo, assentando em questionários e entrevistas, e os resultados obtidos apontam qual o perfil mais procurado pelas empresas ao recrutar, assim como a possibilidade de se construir um perfil que corresponda, ou vá ao encontro o mais possível do desejado.