Browsing by Author "Silveira, Daniela Filipa Rodrigues da"
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- A intenção de participar no social commerce: perfil, comportamento e motivaçõesPublication . Silveira, Daniela Filipa Rodrigues da; Santos, José de FreitasNum contexto em que as redes sociais e as compras online são uma constante na vida dos consumidores, os hábitos comportamentais têm sofrido mutações. A interação social ultrapassa todos os dias as barreiras pessoais e cada vez mais as pessoas dão e recebem informações várias à distância de um click. A influência que os consumidores exercem entre si não é só evidente nas compras online, como também noutras atividades comerciais, sendo por isso muito importante conhecer o comportamento de quem tem tanto poder. O objetivo da investigação é o de contribuir para uma melhor compreensão do que leva os utilizadores das redes sociais a participar no Social Commerce, conhecendo em detalhe o seu perfil, comportamentos e motivações. Com base na revisão de literatura, foi desenvolvido um modelo concetual onde foram identificadas as principais variáveis (apoio informacional; apoio emocional; constructos de Social Commerce; valores utilitários; valores hedónicos; satisfação; intenção de participação) que interferem na intenção de participar no Social Commerce. A partir de um questionário online, obtiveram-se 140 respostas válidas que permitiram a realização de um estudo quantitativo em que foram aplicados diversos tratamentos estatísticos. Os resultados do estudo mostram que o perfil do utilizador são jovens ativos e digitalmente informados que participam e valorizam ativamente a interação social como forma de ajuda mútua. Os principais comportamentos dos consumidores nas redes sociais são de socialização, de obtenção de informações e ajudas imediatas. As avaliações de terceiros e os fóruns são tipos de social commerce muito utilizados para aquisição de produtos mais técnicos e de serviços. A validação das hipóteses do modelo teórico permite concluir que as variáveis apoio informacional, apoio emocional, apoio social, constructos de Social Commerce, valores utilitários, valores hedónicos, motivação e satisfação influenciam positivamente a intenção de participar no SC.