Browsing by Author "Silva, Rui Manuel Ferraz Moreira da"
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- Bots - Assistente Pessoal em Contexto CooperativoPublication . Silva, Rui Manuel Ferraz Moreira da; Martins, António Constantino LopesNuma altura em que a tecnologia está a evoluir num sentido que permite aumentar a eficiência no trabalho, existe uma crescente tendência de aumentar o número de tarefas. No entanto, continua a ser preciso reportar tudo o que é feito, tanto para efeitos de controlo de tempo necessário para cada tarefa e de gestão de recursos como também, a um nível mais macro, o desempenho dos colaboradores e, por último, da organização. É necessário manter o nível de detalhe ao reportar tarefas e a precisão dos tempos tomados para a conclusão das mesmas, no entanto, torna-se difícil manter os padrões de qualidade a que a organização se compromete quando o número de tarefas a executar aumenta ao longo do período laboral. Ao longo deste documento é explorada uma forma rápida e proativa de controlar o registo de horas usando assistentes pessoais virtuais – também conhecidos como bots – num contexto cooperativo. Após analisar a opção de fazer uma aplicação ou website chega-se à conclusão de que, apesar da simplicidade na forma de resolver o problema, existem limitações que são resolvidas com a solução exposta neste documento ao facilitar o acesso às funcionalidades principais de forma integrada com canais de comunicação que já são usados frequentemente pelos colaboradores usando linguagem natural. Para reconhecimento da linguagem natural é usado machine learning através do serviço LUIS da Microsoft. Este tem a função de reconhecer a intenção do utilizador para que a solução aqui proposta possa agir em concordância. Para garantir a eficácia e fiabilidade da utilização de um assistente pessoal são realizados testes A/B. Um grupo de controlo usa o método atualmente em vigor, o portal do Costumer Relationship Manager (CRM), e outro grupo usa apenas o assistente pessoal virtual como único meio para a realização do registo de horas. O objetivo é introduzir uma forma mais rápida de introdução de time reports no sistema atual da organização sem descurar a eficácia do método atual, o que permite à empresa beneficiar do uso de novas tecnologias e contribuir para o enriquecimento do conhecimento na área. Com a utilização da solução realizada foi possível acelerar o processo do registo e desacoplar o método usado ao permitir que agora o registo tomasse lugar em plataformas mais mobile friendly como Microsoft Teams, Skype e Facebook Messenger. A principal conclusão que se pode retirar desta experiência é que é relativamente rápido e fácil desenvolver um bot minimamente capaz de realizar tarefas simples. No entanto, quando se pretende evoluir para um conjunto mais alargado de parâmetros, tais como intenções complexas envolvendo vários cenários possíveis consoante o contexto, o trabalho exigido para o desenvolvimento de novas funcionalidades aumenta exponencialmente. Segue a regra que tem existido predominantemente nas apps mobile: preferível realizar poucas funções de forma eficaz ao invés de muitas tarefas de forma ineficaz.